• Matéria: História
  • Autor: justforthebois123
  • Perguntado 4 anos atrás

- Ninguém segura este país.
- Brasil: ame-o ou deixe-o.
- Até 1964 o Brasil era o país do futuro: agora o futuro chegou.

As frases acima foram usadas como slogans da propaganda oficial da ditadura militar nos primeiros anos da década de 1970. O otimismo da propaganda, aliás, encontrava apoio na promissora situação econômica em que então se encontrava o país. Sobre esse momento histórico, é correto afirmar que

a) o modelo econômico combinava medidas para atrair investimentos estrangeiros, ampliar a concessão de subsídios e incentivos fiscais às indústrias, e impor o arrocho aos salários com o intuito de diminuir os custos de produção.
b) o "milagre" na economia resultou de um "pacto social" firmado entre o Estado, empresários e trabalhadores por uma cruzada nacional pela industrialização, com sacrifícios de todas as partes.
c) o crescimento econômico coincidiu com uma fase de abertura política do regime, o que favoreceu – dentro dos limites da legalidade – as atividades dos diversos grupos de esquerda.
d) à euforia com "o crescimento do bolo da economia" correspondeu uma efetiva melhora das condições de saúde, educação e habitação das camadas mais pobres, dando ao Brasil uma projeção internacional de potência industrial e de desenvolvimento social.
e) a "passeata dos 100 mil" (1968) e o Cinema Novo são exemplos do apoio de artistas, intelectuais e estudantes à política econômica do governo, o que garantia a ele uma firme base social.


justforthebois123: Resposta: a) o modelo econômico combinava medidas para atrair investimentos estrangeiros, ampliar a concessão de subsídios e incentivos fiscais às indústrias, e impor o arrocho aos salários com o intuito de diminuir os custos de produção.

Respostas

respondido por: JosEduardoGuim2
2

Resposta:

Acredito que seja a alternativa a) o modelo econômico combinava medidas para atrair investimentos estrangeiros, ampliar a concessão de subsídios e incentivos fiscais às indústrias, e impor o arrocho aos salários com o intuito de diminuir os custos de produção.

Perguntas similares