resumo sobre o que você aprendeu sobre os povos indígenasDescreva a forma como os povos africanos eram trazidos para o Brasil onde eram usadas as suas mão de obra
Respostas
Resposta:
Explicação:
DISCIPLINAS
ESPECIAL
+ PESQUISAS
ENEM
VESTIBULAR
EDUCADOR
O QUE É?
EXERCÍCIOS
MONOGRAFIAS
ESCOLA KIDS
VÍDEOS
+ CANAIS
1
HOME HISTÓRIA DO BRASIL BRASIL COLÔNIA TRÁFICO NEGREIRO
Tráfico negreiro
HISTÓRIA DO BRASIL
O tráfico negreiro trazia forçadamente africanos para serem escravizados no Brasil e, ao longo de 300 anos dessa prática, quase cinco milhões de africanos desembarcaram aqui.
PUBLICIDADE
O tráfico negreiro foi uma atividade realizada entre os séculos XV ao XIX. Os prisioneiros africanos eram comprados nas regiões litorâneas da África para serem escravizados no continente europeu e no continente americano. Essa migração forçada resultou na chegada de milhões de cativos africanos ao Brasil. O tráfico passou a ser proibido em terras brasileiras somente em 1850, por meio da Lei Eusébio de Queirós.
Acesse também: Conheça os detalhes de como era a escravidão entre os muçulmanos
Como acontecia o tráfico negreiro
Como se iniciou o tráfico negreiro
O desenvolvimento do tráfico negreiro no Brasil está associado com a instalação da produção açucareira que aconteceu no país, em meados do século XV. O tráfico ultramarino de africanos, com o objetivo de escravizá-los, tem relação direta com a necessidade permanente de trabalhadores nos engenhos e também com a diminuição da população de indígenas.
Desde o início da colonização do Brasil por Portugal, os indígenas sofriam com a escravização, mas uma série de fatores fez a população de indígenas começar a diminuir. Primeiro, a violência dessa escravização, mas o fator mais relevante na diminuição da população indígena foi a questão biológica, uma vez que os indígenas não possuíam defesa biológica contra doenças, como a varíola.