Respostas
Resposta:
Ele se forma a partir da decomposição de rochas diferentes que no decorrer do tempo e com as ações dos agentes externos (que agem no intemperismo) acabam se fragmentando e formando grãos de espessuras diversas, que acumulam na superfície do planeta terra se unindo à matéria orgânica e acabam criando os solos. O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.
Explicação:
Espero ter ajudado :))
Resposta:
O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.
De modo geral os tipos de solos presentes no mundo de dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso (orgânico).
- Arenoso: Esse tipo de solo é pobre em nutrientes e possui uma grande quantidade de areia. Além disso, é composto, principalmente, por cristais de quartzo e minerais primários. Entretanto, devido os seus componentes, é considerado permeável e poroso, não favorecendo a prática da agricultura. Logo, ele não é indicado para o cultivo.
- Argiloso: Como o próprio nome diz o solo argiloso em sua grande parte partículas de argila. Rico em nutrientes, pode ser utilizado nas atividades agrícolas. Vale ressaltar que por ter essas características, ele é impermeável, ou seja, mesmo após ser molhado, ele absorve a água, tornando-se mais arejado, Isso contribui na absorção de nutrientes das plantas.
- Humoso: Tem como principal característica a cor escura. Sendo que, é muito fértil visto que possui, em sua composição, matéria orgânica em decomposição, que servem como um adubo para as plantas. Dessa forma, é o solo humoso é o mais recomendado para a agricultura.
Espero ter ajudado, bons estudos! :)