• Matéria: Saúde
  • Autor: manuelactardelli
  • Perguntado 4 anos atrás

Não existem diferenças entre os mecanismos neurofisiológicos que funcionam durante uma CVM e aquela induzida eletricamente?

Respostas

respondido por: luizfabianooliveiraa
0

Resposta:

Sabe-se que um dos principais fatores limitantes da estimulação elétrica para aumento de força é o desconforto causado pelas correntes utilizadas.

OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi comparar o nível de desconforto sensorial causado por correntes de baixa e média freqüência na estimulação elétrica neuromuscular do músculo quadríceps femoral.

MÉTODOS: Participaram do estudo 45 voluntárias saudáveis com idade entre 18 e 30 anos. Todas as voluntárias foram submetidas à estimulação elétrica com correntes de baixa e média freqüência. A análise do desconforto sensorial foi feita por meio de uma escala visual analógica (EVA).

RESULTADOS: Os resultados revelaram um valor médio de 6,1 para o desconforto sensorial na estimulação de baixa freqüência (BF) e de 6,4 para a estimulação de média freqüência (MF), não havendo diferença estatisticamente significante entre elas (p = 0,61). Em relação às intensidades utilizadas, a média foi de 45,64mA para a estimulação de BF e 121,67mA na estimulação com a MF, sendo essa diferença estatisticamente significante (p < 0,0001).

CONCLUSÃO: Não houve diferença entre o desconforto sensorial causado por correntes de baixa e média freqüência na estimulação elétrica neuromuscular do músculo quadríceps femoral.

Palavras-chave: estimulação elétrica, modalidades de fisioterapia, contração muscular.

ABSTRACT

respondido por: elimafariasferreira
0

Resposta:

não tem diferença nenhuma o cvm fiz e falei que tinha mas tava errado

Explicação:

Não Existe diferença nenhuma eu

Perguntas similares