São dados três átomos A , B e C . O átomo A tem número atômico 64 e número de massa 130. O átomo C tem 52 nêutrons, sendo isótopo de A. O átomo B é isóbaro de C e é isótonos de A. O número de prótons do átomo B é:
Respostas
Resposta:
50
Explicação:
A - Ele tem n° atômico 64 e n° de massa 130. A massa é o n° de prótons somado com o n° de neutrôns. Sabendo que o n° atômico é o mesmo que o n° de prótons. Então:
130 = 64 + (n° de neutrons)
n° de neutrons = 130 - 64 = 66
C - Ele tem 52 nêutrons e é isótopo de A. IsótoPo, significa igual n° de prótons, por isso destaquei a letra P, para você lembrar. Se C tem igual n° de PRÓTONS que A, então ele tem 64 prótons.
Se você tem o n° de nêutrons e o n° de prótons, você pode somar e encontrar a massa:
massa de c = n° de neutrons + n° de prótons = 52 + 64 = 116
B - Ele é isóbAro de C, novamente o prefixo ISO que significa IGUAL; nesse momento, destquei a letra A que normalmente indica massa. Logo, isóbaro significa igual n° de massa.
Se o n° de massa de C é 116, então o de B também é.
Ele também é isótoNo de A; viu que eu destaquei a letra N, porque isótono é igual n° de nêutrons. Se A tem 66 nêutrons, B também tem.
Lembre que falei que o n° de massa é a soma do n° de protons mais o n° de nêutrons? Pois é, você tem o n° de massa e de nêutrons de B, agora é só usar a matemática básica.
Massa = n° de prótons + n° de nêutrons
116 = n° de prótons + 66
n° de prótons = 116 - 66 = 50
Eis aí a resolução! Espero que tenha entendido