assinale o item CORRETO sobre a ideia de justiça em Aristóteles.
A. Para Aristóteles, a virtude é uma indisposição de caráter, ou seja, uma escolha involuntária e desequilibrada com relação à vida humana. Ou seja, tanto a virtude quanto o vício são inatos, e não ensinados ou aprendidos ao longo da vida. Assim sendo, quem escolhe o mal o faz por pura ignorância.
A ética, nas obras Aristotélicas, é considerada como uma parte ou um capítulo da política, que antecede a própria política. Diz respeito ao indivíduo, enquanto a política considera o homem na sua dimensão social. A teoria ética filosófica objetiva estabelecer o bem exclusivamente ao indivíduo, pois a política e somente ela tem como objetivo o bem da sociedade propriamente dita.
B. A ética do equilíbrio de Aristóteles sugere uma Reflexão ética voltada para os bens intermediários ou particulares, como: a saúde, a amizade, a família, a riqueza, o poder, a beleza e o prazer. Segundo ele, o verdadeiro e Supremo Bem não pode ser encontrado na polis (cidade). A FELICIDADE e os meios apropriados para alcançá-la estão em outra dimensão muito distante da comunidade humana.
C. Segundo Aristóteles, a finalidade da vida política não é a realização plena dos homens nem a busca da felicidade, mas simplesmente um meio de proteção contra as tragédias naturais e as ações dos inimigos. Por isso ele define a justiça como equidade ou igualdade geométrica, que trata a todos de uma única forma.
D. A ética, nas obras Aristotélicas, é consideradAssim como Platão, Aristóteles entende que fora da polis (cidade) é impossível ao homem alcançar a felicidade, uma vez que a vida feliz resulta da soma de todos os bens particulares ou intermediários, como a amizade, a família, a saúde, a beleza, o poder, o prazer e a riqueza juntos. A ética diz respeito ao indivíduo, enquanto a política considera o homem na sua dimensão social, porque segundo ele o homem é um animal político e um ser social, e é da sua natureza viver em sociedade, se agregar com outros.
Respostas
Sobre a ideia de justiça em Aristóteles, o item CORRETO é:
D. A ética, nas obras Aristotélicas, é considerada. Assim como Platão, Aristóteles entende que fora da polis (cidade) é impossível ao homem alcançar a felicidade, uma vez que a vida feliz resulta da soma de todos os bens particulares ou intermediários, como a amizade, a família, a saúde, a beleza, o poder, o prazer e a riqueza juntos. A ética diz respeito ao indivíduo, enquanto a política considera o homem na sua dimensão social, porque segundo ele o homem é um animal político e um ser social, e é da sua natureza viver em sociedade, se agregar com outros.
A ética Aristotélica se ocupa com aquilo que no homem pode ser obtido por ações repetidas, pelas disposições adquiridas ou por hábitos, que constituem as virtudes e os vícios. Seu objetivo último é garantir ou possibilitar a conquista da felicidade.
Partindo das disposições naturais do homem e que constituem o seu caráter, a moral mostra como essas disposições podem ser modificadas para que se ajustem à razão, isto é, ao meio termo, estado que Aristóteles considera o ideal.
E para Aristóteles, o homem como ser político, pratica sua virtudes na pólis. Se a ética está preocupada com a felicidade individual do homem, a política se preocupa com a felicidade coletiva da pólis.
Bons estudos!