Respostas
Resposta:
Estamos nos referindo ao romantismo, um movimento artístico, político, cultural e filosófico que surgiu na Europa no final do século XVIII e durou até quase o final do século XIX.
O romantismo tinha uma visão de mundo contrária ao iluminismo e ao racionalismo. O movimento ganhou força por ter um viés muito mais nacionalista, que viria a se consolidar entre os estados da Europa.
Em meio ao cenário cultural do romantismo, também se desenvolveu a arquitetura romântica.
Os projetos arquitetônicos que fazem parte desse movimento tinham o objetivo de evocar reações emocionais, por respeito, tradição ou nostalgia de um passado bucólico.
As maiores inspirações dos arquitetos românticos eram os estilos da Idade Média, como a arquitetura gótica. Inclusive, o neogótico é uma das variantes populares que surgiu nessa época.
A literatura também inspirava muito os arquitetos românticos. Obras como O corcunda de Notre-Dame, de Victor Hugo, fizeram com que o interesse em adotar alguns traços da Idade Média aumentasse.
Prosper Mérimée, autor de contos românticos, foi o primeiro chefe de comissão de Monumentos Históricos na França. Ele foi o responsável por divulgar e restaurar obras que foram profanadas e arruinadas após a Revolução Francesa.
Explicação:
Foi isso que eu achei, espero ter ajudado.