A Lenda do João-de-Barro
Contam os índios que foi assim que nasceu o pássaro joão-de-barro: segundo a lenda, há muito tempo, numa tribo do sul do Brasil, um jovem se apaixonou por uma moça de grande beleza. Jaebé, o moço, foi pedi-la em casamento. O pai dela achou o jovem atrevido, então disse que o último pretendente de sua filha falou que ficaria cinco dias em jejum [...]. Jaebé disse que, então, ficaria nove dias [...].
Toda a tribo se admirou com a coragem do jovem apaixonado. O velho ordenou que desse início à prova. Então, enrolaram o rapaz num pesado couro de anta e ficaram dia e noite vigiando para que ele não saísse [...]. A jovem apaixonada chorava e implorava à deusa Lua que o mantivesse vivo. O tempo foi passando e o homem esperou até a última hora do novo dia para soltar Jaebé.
Quando abriram o couro da anta, Jaebé saltou ligeiro. Seus olhos brilharam, seu sorriso tinha uma luz mágica. Sua pele estava limpa e tinha cheiro de perfume de amêndoas. Todos se admiraram e ficaram mais admirados ainda quando o jovem, ao ver sua amada, se pôs a cantar como um pássaro enquanto seu corpo, aos poucos, se transformava num corpo de pássaro!
E foi naquele exato momento que os raios do luar tocaram a jovem apaixonada, que também se viu transformada em um pássaro. [...]
O personagem principal desse texto é
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
João-de-Barro e os índios
respondido por:
12
Resposta:
o jovem Jaebé.
meno a historia mal linda, :) espero ter ajudado
hiago9671:
obd 7w7
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás