Leia e responda.
"A reportagem sobre Bullying foi muito interessante. Gostei muito do questionamento da entrevistada a
respeito da prática de se chamar o aluno pelo número e não pelo nome, situação muito comum nas escolas
Por isso, minha pergunta é: seria ou não essa também uma forma de bullying?
(Susana Santiago, 16/04/2011, Jornal O Povo)
1. Este gênero textual é:
(A) um bilhete. (B) uma carta do leitor. (C) um telegrama. (D) um classificado.
2. A autora escreveu este texto com o objetivo de:
(A) Reclamar (B) Elogiar
(C) Criticar
(D) solicitar
Respostas
Resposta:
1.B (carta do leitor)
2.C (criticar)
Explicação:
Na primeira pergunta temos gêneros textuais bem semelhantes, mas existe uma característica que separa a B das demais alternativas.
O bilhete é sim uma curta mensagem para alguém como apresenta no texto porém os bilhetes costuma ser usados para avisar alguém sobre algo, tendo estrutura apenas: destinatário, conteúdo, remetente. Já o texto apresenta informações de um jornal, elogios e perguntas, não avisa ninguém sobre nada.
Telegramas normalmente são mensagens trocadas, e não existe um diálogo de fato entre o remetente e destinatário, apenas a opinião e dúvida do rementete.
Classificações devem ter parâmetros para dar sua "nota". apesar dos elogios do remetente não dá pra dizer q ele está classificando a reportagem.
Porém temos todos os elementos da carta de um leitor, basta reler o texto para identificar a mensagem do leitor para o jornal "O Povo".
Já na segunda pergunta é a que gera dúvida de fato, mas se for analisar alternativa por alternativa conseguimos o seguinte:
Uma reclamação é quando um remetente aponta falhas sobre um determinado assunto e em seguida formas de solucionar, é quando você enxerga primeiro o erro para depois contribuir com a melhoria (ou não, existe muita gente que só reclama sem ajudar em nada).
Também não é um elogio pois a autora não escreveu a carta com o objetivo de elogiar a reportagem, ela usou os elogios como introdução do assunto para chegar ao seu objetivo verdadeiro de perguntar sobre o bullying nas escolas.
seria sim uma solicitação porém essa resposta é vaga, e o Enem tem muito disso de aproximar 2 alternativas para você ficar em dúvida entre as duas, por isso deve sempre procurar a resposta mais completa sobre o assunto. E nesse caso a carta não apenas solicita uma resposta para sua dúvida mas faz críticas construtivas sobre a reportagem.
Devemos sempre tomar cuidado para não confundir crítica com reclamação pois a crítica não é negativa, ela não aponta os erros como as reclamações. Uma crítica sempre analisa as características do assunto para depois propor melhorias, formas de deixar o conteúdo ainda mais completo. E é isso que nossa autora fez ao enviar uma carta ao jornal elogiando a entrevista e propondo melhorias e questionamentos que contribuam com a continuidade do assunto.