1 – Qual a relação que se faz com a Revolução Industrial, matéria-prima, imperialismo?
a) No período da Revolução Industrial, os governos dos países da Europa contavam com o apoio da pequena e média burguesia e desejavam ampliar as reformas sociais. Para isso, foi constatada a necessidade de obtenção da matéria prima para abastecer as indústrias e produzir os objetos de consumo para o bem estar social e nisso os países começaram um processo de colaboração entre si tirando a ideia de competição e dominação imperialista entre eles.
b) Com a Revolução Industrial, os países da Europa estavam com o crescimento da pequena e média burguesia e essa parte da sociedade desejavam ampliar o mercado consumidor. Para isso, foi constatada a necessidade de obtenção da matéria prima para abastecer as indústrias e produzir os objetos de consumo para o bem estar social e nisso os países começaram um processo planejamento e cooperação mútua entre si ampliando a concepção globalizada.
c) A Revolução Industrial trouxe a necessidade ampliar as reformas sociais. Para isso, foi constatado a não necessidade de obtenção da matéria prima por conta do problema ambiental e para abastecer as indústrias era necessário o uso do reuso dos produtos de consumo para ampliar o mercado consumidor. Nisso os países começaram um processo de competição e dominação imperialista entre eles.
d) Com a Revolução Industrial, houve a necessidade por parte dos países industrializados em conseguir matéria prima barata e mercado consumidor para seus produtos. Então, essa situação provocou uma competição os países industrializados da época, o que gerou o que os historiadores chamam de imperialismo (neo-colonialismo).
2 – Leia o trecho e responda a questão a seguir: “A população mista do Brasil deverá ter pois, no intervalo de um século, um aspecto bem diferente do atual. As correntes de imigração europeia, aumentando a cada dia mais o elemento branco desta população, acabarão, depois de certo tempo, por sufocar os elementos nos quais poderia persistir ainda alguns traços do negro.” João Baptista de Lacerda .Artigo “Sur les métis au Brésil” 1911. Ao ler o trecho do artigo, podemos perceber o pensamento do antropólogo e medico Baptista no século XIX. O que podemos afirmar:
a) Está sobre forte influência do pensamento nazista.
b) Claramente trata-se de uma visão distorcida do Brasil, pois o autor compartilha de uma visão ao qual pouco conhece.
c) O pensamento de Baptista e a imigração europeia para o Brasil não estão relacionados, pois o Brasil não aceitou a vinda de imigrantes.
d) Percebe-se nitidamente nesse trecho o teor do anseio pelo branqueamento onde há influência as terias derivadas do darwinismo social do século XIX (19), que afirmam o eurocentrismo e a superioridade do europeu branco.
Respostas
respondido por:
1
1= letra a
2= d. É o mais próximo do correto
2= d. É o mais próximo do correto
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás