Respostas
Resposta:
Promulgada pela Organização das Nações Unidas(ONU) em 1948, a declaração universal dos direitos humanos garante a todos indivíduos o direito ao lazer e ao bem-estar. Conquanto, existem obstáculos que dificultam a democratização do acesso ao cinema impossibilitando que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Esse cenário antagônico é fruto tanto da falta de investimentos em infraestrutura, quanto da desigualdade social. Desse modo, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, afim do pleno funcionamento da sociedade.
Precipuamente, é fulcral pontuar que a falta de infraestrutura nas cidades deriva baixa atuação dos setores governamentais , no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido a falta de atuação das autoridades, a ineficácia da infraestrutura é consequência do crescimento acelerado e mal planejado do país. Diante disso, é necessário a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Faz-se mister, ainda, salientar a desigualdade social como promotor do problema. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sócias, políticas e econômicas é característica da "Modernidade Liquida" vivida no seculo XlX. De acordo com o instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE), 80% dos cinemas encontram-se em grandes centros urbanos, oque dificulta o acesso da população mais pobre. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a desigualdade social contribuiu para a perpetuação desse quadro deletério.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves pra garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um mundo melhor. É necessário que o Tribunal de Contas da União redirecione capital que por intermédio do Ministério da Infraestrutura e do governo federal, que será revertido em investimentos nas infraestruturas das cidades de todos o pais, e na criação de um orgão para combater a desigualdade social, através de cursos profissionalizantes, aumentando a renda, e possibilitando que pessoas mais carentes possam ter acesso as espaços de lazer como o cinema. Dessa forma, atenuar-se-á, em médio a longo prazo o impacto do difícil acesso ao cinema, e a coletividade poderá desfrutar de todos os seus direitos universais.
Explicação:
Esse é um exemplo de um texto que tirou 960 pontos no ENEM :)