• Matéria: Geografia
  • Autor: manusouzamathana
  • Perguntado 4 anos atrás

Quais as causas da atual distribuição e por que existem poucas áreas demarcadas para os indígenas? Por qual motivo ainda temos ameaças de
extermínio dos indios?​

Respostas

respondido por: alisson7s
1

Resposta:

Devido a histórica estruturação econômica e política do país que prioriza e privilegia os interesses empresariais.

Explicação:

A história revela que os europeus invadiram o Brasil e mataram milhares de povos indígenas que aqui viviam. O plano inicial do colono era obter lucro abastecendo o mercado externo com a mão de escrava do índio e, em seguida, do negro. Nos mais de 500 anos de exploração, o Brasil foi invadido e ocupado por diversos povos e que sempre pautaram na exportação de produtos primários: no começo o pau-brasil e hoje com força, sobretudo,  da soja, a cana-de-açúcar com o agronegócio. O agronegócio está centrado na produção em larga (grandes extensões de terra-latifúndios) escala e monocultora. Diversos fazendeiros ou grandes proprietários tem invadido ou reivindicado a expansão e legitimação de suas terras sobre áreas/reservas indígenas o que tem gerado conflitos com esses.

Diversos deputados, senadores e prefeitos são agropecuaristas. Ou seja, eles pouco irão fazer para intervir/reconhecer essas propriedades e, se possível, até acabar com as que existem. Outro elemento é a mineração. Diversas  empresas anseiam minerar, principalmente, na região amazônica. Porém, quanto mais terras indígenas, mais difícil é de ser realizada. Há uma imensa pressão dessas mineradoras sobre os políticos que, por sua vez, cedem a elas e aprovam ou legitimam projetos para priorizar a atividade de mineração em terras indígenas, mesmo que tenham que expulsá-los ou matá-los (até). Os índios sofrem devido ao próprio jogo político e empresarial envolvido no país que prioriza o lucro, a devastação ambiental, cultural e social em detrimento dos povos nativos e classes populares.


manusouzamathana: obg
Perguntas similares