1) Escolha a alternativa correta que informa como iniciar um planejamento orçamentário: *
1 ponto
a) Identificando despesas e receitas.
b) Pagando as contas e guardando os boletos.
c) Perguntando para um contador.
d) Reduzindo gastos para ver se sobra dinheiro no fim do mês.
Conforme o texto anteriormente apresentado, vimos que, em uma casa, as despesas mensais ocorrem. Para tanto, é preciso trabalhar para arcar com esses gastos, bem como controlar todas essas finanças.“O orçamento doméstico pode ser definido como uma planilha, na qual são anotados todos os gastos e despesas familiares, mesmo as variáveis e os considerados irrisórios, e tem por objetivo proporcionar um panorama geral da vida econômica e dos hábitos familiares” (HALLES, SOKOLOWSKI, HILGEMBERG apud ARÊAS, 2013, p. 66).
ARÊAS, Fabio Leopoldo Camurugi. Orçamento familiar como forma de planejamento para consumo de participantes de classes sociais distintas: uma pesquisa realizada na Associação Atlética BANEB (AABANEB). 2013. Monografia (Graduação). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2013.
2) Escolha a alternativa correta englobando todos os tipos de despesa ( informando algumas das despesas de uma família): *
1 ponto
a) Despesas fixas (água e luz) e despesas eventuais (aluguel e condomínio).
b) Gastos do dia a dia, gastos do mês e gastos do ano.
c) Salário dos pais, responsáveis e dos filhos, se trabalham.
d) Despesas fixas, como aluguel, despesas variáveis, como conta de luz, e despesas eventuais (conserto do carro).
Respostas
Resposta:
1) A
2) D
Explicação:
1) Um planejamento orçamentário deve ser iniciado identificando as despesas, ou seja, os gastos, e as receitas, ou seja, os ganhos (letra A).
2) As despesas de uma família, por exemplo, podem ser classificadas como fixas, variáveis ou eventuais, de acordo com as características de cada uma (letra D).
Planejamento Orçamentário
Ter um planejamento orçamentário é fundamental para que se possa organizar as finanças de um negócio, de um indivíduo ou de uma família, evitando dificuldades financeiras desnecessárias por falta de planejamento e possibilitando atingir conquistas pessoais ou não.
Nesse sentido, o planejamento pode ser iniciado identificando os ganhos (receita) e os gastos (despesas). Em contexto familiar, é desejável dividir as despesas em fixas, que são aquelas que não mudam ao longo dos meses, em variáveis, como as contas que variam de valor a depender do mês, e as eventuais, as quais não podem ser previstas.
Outra questão sobre planejamento orçamentário:
https://brainly.com.br/tarefa/28215664