Em termos de medidas espectrométricas em espécies químicas atômicas, seja
absorção ou emissão, espera-se que o resultado detectado, sinal analítico, seja de uma
radiação eletromagnética monocromática. Entretanto, na prática isto não é possível de
se obter. Apresente os fenómenos que afetam a perda de monocromaticidade dos
resultados espectrais e explique-os.
Respostas
Resposta:
2) Em termos de medidas espectrométricas em espécies químicas atômicas, seja absorção ou emissão, espera-se que o resultado detectado, sinal analítico, seja de uma radiação eletromagnética monocromática. Entretanto, na prática isto não é possível de se obter. Apresente os fenômenos que afetam a perda de monocromaticidade dos resultados espectrais e explique-os.
As raias espectrais deveriam ser rigorosamente monocromáticas, contudo, a raia apresenta-se como uma banda estreita com uma determinada largura. A perda da monocromaticidade pode ocorrer devido ao alargamento dessa raia. Isso pode ocorrer devido o princípio da incerteza (ou alargamento natural), o efeito dopler e o efeito de pressão
Princípio da incerteza :Se os átomos pudessem permanecer um tempo virtualmente infinito nos estados fundamental e excitado, a incerteza das energias dos estados seria desprezível e a transição estaria associada a um único lambda. Entretanto, a incerteza de energia de cada estado é complementar ao seu tempo de meia vida. Assim a largura natural do uma raia determinada pelos tempos de vida médios dos estados fundamentais e excitados envolvidos na transição.
Efeito dopler: a frequência da radiação absorvida ou emitida por um átomo que se move rapidamente aumenta se o átomo se aproxima do transdutor e diminui quando ele se afasta do transdutor.
Efeito de pressão: ocorre devido a pequenas variações de energia decorrentes de colisões entre átomos entre átomos absorventes ou emissores da radiação e outros átomos, radicais, íons, etc, presentes no meio aquecido. Para concentrações baixas, a meia-largura de uma raia esta relacionada, principalmente, ao efeito dopper, porem no caso de altas concentrações prevalece o efeito de pressão.
Explicação: