• Matéria: Português
  • Autor: santosyury598
  • Perguntado 4 anos atrás

Atividade

1) No texto 1, o autor nos mostra que ao longo da nossa história, que a fome no Brasil está relacionada à diversos fatores como: a pobreza, as questões naturais, clima, seca, pestes, reforma agrária precária, a má administração dos recursos naturais, da política econômica mal planejada, essa ausência de políticas de incentivos de Governo de emprego e de programas sociais e econômicos na agricultura para atender ao pequeno agricultor, nos leva a essa triste realidade brasileira. Para você quais seriam as saídas para acabar com esse problema da fome tão antigo que perdura e se naturaliza há séculos como normal na sociedade Brasileira?



2) No documentário “Ilha das Flores” do diretor Jorge Furtado, mostra o problema da fome no Brasil e suas consequências no processo de desumanização do homem. Além disso provoca um estranhamento no olhar, o que é um dos instrumentos da sociologia para compreensão da nossa sociedade. O curta mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. Assista o documentário e em seguida observe os principais pontos como: a condição que vivem as pessoas, a desigualdade das famílias pobres que são levadas a essa condição desumana.

Responda:

a) Quais são os temas abordados?

b) O que mais chamou a atenção?

c) Você concorda com tudo que foi apresentado?




Me ajudem pfv




Se vcs quiserem ler o Texto:

Texto 1 - A FOME NO BRASIL E NO MUNDO – “A fome não é um fenômeno natural, é um fenômeno social, produto de estruturas econômicas defeituosas”. (Josué Castro)

A fome é um problema social eminentemente social, econômico e político, no sentido que não se enfrenta o problema social que atinge oitocentos milhões de pessoas que continuam passando fome no mundo. Estão concentrados na Ásia e África, mais da metade delas, sendo na África o problema maior. A Europa hoje, tem a volta da fome tradicional pela crise que está passando, um grande fluxo migratório que passa fome, são imigrantes no solo europeu que têm uma grande dificuldade de alimentos. O americano tem bolsões de pobreza extrema principalmente na população negra nos Estados do Sul, mas eles comem quando utilizam selo alimentação que o governo dar. Nos Estados Unidos hoje têm dez milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar que dependem desses cupons de alimentação dados pelo Governo. Na América Latina são 34 milhões o número de pessoas em situação de insegurança alimentar, (Dados 2014, tirados do Documentário História da Fome no Brasil). No Brasil aproximadamente cerca de 5,2 milhões de pessoas passam fome. Nos últimos dez anos, morreram 63 mil pessoas. A cada dia, em média morre 17 pessoas por subnutrição o que dá em média 510 pessoas por mês, mais de seis mil por ano. (Texto – Fome, de Mouzar Benedito, 12/02/2020). A mudança climática basicamente está empatando o futuro da humanidade, muita seca, escassez de água, uma assustadora multiplicação de insetos que em cinco anos, podemos ter uma multiplicação de insetos, cinco vezes mais do que temos hoje, isso é assustador, os insetos são um grande concorrente nosso no consumo de alimentos.

No documentário “História da Fome no Brasil”, do diretor Camilo Tavares, mostra que o Brasil sempre teve desigualdades sociais e continua sendo um dos países mais desiguais do mundo, durante muito tempo era considerado como um fenômeno natural. Era natural a desigualdade social, era natural termos os senhores, os escravos, pessoas trabalhando para as outras, não sendo remuneradas. A fome está diretamente ligada, com a propriedade da terra no Brasil, e a primeira lei de terras criada foi para não deixar que os pobres e os escravos libertos da escravidão tivessem acesso à terra. O Estado é dono das terras e para ter acesso a elas somente a partir da compra. Então essa Instituição Jurídica Agrária, ela vai jogar na marginalidade todos os pobres livres. (Maria Aparecida Miranda, CONSEA-MG, UNAÍ)



"A pergunta não pode ter mais de 5000 Caracteres"

Respostas

respondido por: hirieskarolinegomes
7

Resposta:

questão 1a) Não existe consenso sobre como resolver o problema da fome no mundo, embora ela venha diminuindo lentamente nas ultimas décadas. Muitas pessoas, países e ONGs investem dinheiro e recursos para combater a fome no mundo, a gente acredita que só assim ela irá acabar.

Espero ter ajudado vc! stay at home and wear masks sz

Explicação:


vitoriaevs: oi, você pode responder a 2° questão, por favor
Perguntas similares