• Matéria: Filosofia
  • Autor: milatrindade
  • Perguntado 4 anos atrás

Você entendeu o texto? (texto na foto)

1. Quem é Sócrates e o que ele quis ensinar com esse texto?

2. Qual o sentido das peneiras na leitura?

3. As pessoas que conhecemos, costumam ter esse comportamento? Quando ficam sabendo de algum fato, logo querem ser os primeiros a contar? Você já procedeu assim alguma vez? Conhece alguém que age ou agiu desta maneira?

4. Em caso afirmativo houve consequências? Enumere-as.

Anexos:

Respostas

respondido por: Gnomeu
9

Resposta:

As três peneiras de Sócrates é uma forma exemplar de filtrar informações para distinguir o "verdadeiro, bondoso e útil" do resto das coisas

Explicação:

1.Quem é Sócrates?! Parceiro Sócrates foi um dos principais fucking fundadores da filosofia ocidental!! Esse maluco não escreveu absolutamente nadaaaa e é lembrado até hoje como um cara zika dms.

Todo conteúdo que ele produziu nos seus incríveis diálogos sobre ética, moral, amor e o k4 foi registrado por seus discípulos e amigos Platão, Aristófanes é Xenofonte.

Sócrates era um filósofo ateniense do período clássico da Grécia antiga, ele andava por ai refletindo, discutindo saindo na porrada com os sofistas (figurativamente) e dialogando com toda a Grécia sobre temas que nos influenciam até nos dias atuais.

Alguns dos seus diálogos era sobre ética, epistemologia, ironia, lógica, polis, e etc, mas o foco aqui são as peneiras né não?

As peneiras de Sócrates é um dos principais diálogos de Sócrates pois ele fez da verdade, bondade e necessidade os 3 pilares de sua vida. O cara não ligava pra dinheiro (ele nem recebia por esse trabalho) e odiava os sofistas acima de tudo pois os sofistas são aqueles que não ligam pra honestidade ou veracidade de seus argumentos, o foco de um sofista é provar que ele pode ganhar de você numa discussão independente de qual lado da "corda" ele estiver.

Para Sócrates as 3 peneiras da sabedoria são necessárias ao repassar uma informação, para que não se espalhe mentiras, comentários maldosos e desnecessários, sempre reflita sobre o conteúdo que você recebe e aquele que vai transmitir ao próximo. Questionar é o primeiro passo para chegar ao âmago da informação, tenha ciência disso e repense tudo que lhe foi passado.

2. As peneiras são figurativas, cada uma delas serve para filtrar a informação, se ela passar pelas 3 etapas então ela é boa, verdadeira e necessária, caso contrário ela não é de fato útil para ninguém e se possível nem precisa ser passada. Sócrates tinha tamanha noção disso que preferia ocupar seu tempo pensando em questões mais importantes da vida do que fofocar com o amiguinho.

a 3 é individual, boa sorte para responder por conta própria parceiro.

E por fim te pergunto, se as pessoas se interessassem mais por filosofia nos dias atuais, teríamos tantos problemas com Fake News assim? Talvez a solução para uma sociedade "verdadeira, boa e útil" seja exatamente a educação

Perguntas similares