A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) é um dos principais relatórios contábeis utilizados para fins gerenciais. Com o advento da Lei nº 11.638, em dezembro de 2007, a Demonstração do Fluxo de Caixa tornou-se obrigatória para as companhias abertas e as companhias de grande porte. Sobre os três tipos de DFC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Fluxos das atividades operacionais.
( V ) Fluxos das atividades de financiamento.
( V ) Atividades de investimentos.
( F ) Atividades de inventário de disponibilidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - F.
b) V - V - V - F.
c) F - V - F - V.
d) F - V - V - F.
RESPOSTA CORRETA LETRA (b) V - V - V - F. CORRIGIDA PELO GABARITO OFICIAL
Respostas
Resposta:
Explicação:
é importante destacar que, no DFC, o Fluxo de Caixa fica dividido em três atividades:
a) Atividades Operacionais: Nessas atividades, estão as receitas e gastos relacionadas com a produção e entrega de bens e serviços da empresa. Geralmente essas transações encontram-se no DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício).
b) Atividades de Investimento: Geralmente relacionados com o aumento e diminuição dos ativos não circulantes (balanço Patrimonial) que a empresa utiliza para sua produção de bens e serviços; compra ou venda de edificações e equipamentos, compra ou venda de participações em outras empresas, etc.
c) Atividades de Financiamento: Onde estão inclusos os empréstimos e financiamentos de credores e investidores à empresa no curto prazo.
Nessa situação, as entradas correspondem, por exemplo, aos empréstimos obtidos no mercado, venda de ações emitidas, emissões de debêntures.
E as saídas aos pagamentos dos empréstimos obtidos, valores pagos aos acionistas (dividendos), etc.
Nota:
A última alternativa, Atividade de Inventário, seria uma atividade contábil e nao entra como atividade de caixa. Por isso fica fora do DFC