EXERCICIO DE GEOGRAFIA ajudem ai pfv
1.) Explique como ocorre o processo de urbanização.
2.)Faça uma pesquisa e encontre o percentual de população urbana do Brasil e quais as causas que levaram a urbanização no Brasil.(Não esqueça a fonte da sua pesquisa).
3.)O crescimento da população urbana mundial criou vários problemas em escalas diferentes nos principais grupos de países. Diferencie os processos de urbanização que ocorreram nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, destacando a proporção dos problemas urbanos apresentados em cada grupo de países.
4.) Qual a influência do êxodo rural para o processo de urbanização?
5.) Explique o que são megalópoles e cite exemplos?
6.)Segundo dados da ONU (2013), em 2011, 51% da população mundial (3.6 bilhões) passou a viver em áreas urbanas, em contraste com pouco mais de um terço registrado em 1972.Essa mudança tem implicado grandes metamorfoses do espaço habitado, levando à formação de megacidades (aglomerados urbanos com mais de 10 milhões de habitantes) em todos os continentes.
a) Indique os fatores que impulsionam a urbanização mundial, levando à formação de megacidades nos países menos desenvolvidos.
b) Aponte, ao menos, três problemas relacionados à dinâmica do espaço urbano das megacidades em países menos desenvolvidos.
7.) Observe o quadro. O quadro acima apresenta formas distintas de classificar as grandes cidades na atualidade.
a) Qual o critério básico para definir uma megacidade? E uma cidade global?
b) Justifique a localização das megacidades e das cidades globais, considerando o centro e a periferia do capitalismo.
8.)Aponte a relação entre a modernização da agropecuária e o desemprego no meio rural.
Respostas
03)-Cidade do México, um dos centros mais urbanizados do mundo
Hoje em dia, do total de pessoas que moram em zonas urbanas, 80% são de países subdesenvolvidos. Tal fato deve-se, além da rápida urbanização das nações emergentes, ao processo de ruralização das elites dos países ricos, que buscam moradias em zonas afastadas dos grandes centros, a fim de evitar os problemas sociais e ambientais urbanos.
04)-Com o êxodo rural, muitas pessoas deixam o campo e vão para as cidades, aumentando o número da população urbana e aumentado a mão de obra para o crescimento econômico e social da cidade.
05)-São quando grandes metrópoles se conurbam e formam uma grande região, chamada de megalópole. Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre (Estão no terceiro nível hierárquico de metrópole nacional).
06)-A) Os fatores que impulsionam a urbanização mundial são a industrialização, a melhor qualidade de vida nas cidades e o êxodo rural, provocado, dentre outros fatores, pela mecanização do campo.
B) Como problemas relacionados à dinâmica do espaço urbano das megacidades, citamos a favelização, o aumento da criminalidade e a precária infraestrutura de moradia, educação, saúde, transporte coletivo e saneamento básico, além de problemas de ordem ambiental, como poluição do ar e da água, lixo urbano e enchentes.
07)-A) O critério básico para definir uma megacidade é a quantidade de habitantes. Assim, cidades com mais de 10 milhões de habitantes são consideradas megacidades. Já para cidade global, o critério básico de definição é a sua influência econômico-política no mundo.
B) Geralmente, as megacidades se encontram na periferia do capitalismo – em países subdesenvolvidos – e as cidades globais no centro do capitalismo, em países desenvolvidos. Isso ocorre devido ao critério de definição das duas classificações.
08)- A relação entre a modernização das atividades agropecuárias, os avanços científicos e tecnológicos e o desemprego no campo, ocorre de forma direta, ou seja, uma mudança em uma área tende a afetar as demais.