ME AJUDEM POR FAVOR
É MUITO URGENTE E TAMBÉM É PARA HOJE.
A mão de obra deve ser livre
Em 1819, um novo projeto de lei para regulamentar a mão de obra infantil entrou em pauta no Parlamento inglês. A regulamentação proposta era incrivelmente “leve” de acordo com os padrões atuais. Ela proibiria o trabalho de crianças pequenas, ou seja, aquelas com menos de 9 anos de idade. As crianças mais velhas (com idade entre 10 e 16 anos) continuariam a ter permissão para trabalhar, mas com as horas de trabalho restringidas a doze horas por dia, isso mesmo, eles estavam realmente sendo gentis com as crianças.[...] Ao discutir a lei, alguns
membros da Câmara dos Lordes se opuseram a ela alegando que a “mão de obra deveria ser livre”. O argumento deles era o seguinte: as crianças querem (e precisam) trabalhar, e os donos das fábricas querem empregá-las; qual é o problema?
Hoje, nem mesmo o mais fervoroso defensor do livre mercado na Grã-Bretanha pensaria em incluir novamente o trabalho infantil como parte do pacote de liberalização do mercado que eles tanto desejam [...] Vemos, portanto, que a “liberdade” de um mercado está, assim como beleza, nos olhos de quem a contempla. Se você considera que o direito das crianças de não precisar
trabalhar é mais importante do que o direito dos proprietários das fábricas de poder contratar as pessoas que eles considerem mais lucrativas, você não encarará a proibição do trabalho infantil como uma violação da liberdade do mercado de trabalho. Se você acredita no oposto, você enxergará um mercado “não livre”, tolhido por uma regulamentação equivocada do governo.
CHANG, Ha-Joo. 23 coisas que não nos contaram sobre o capitalismo.
Tradução Cláudia Gerpe Duarte. São Paulo: Cultrix, 2013.
Após a leitura do texto, pense em outras situações contemporâneas em que a liberdade do mercado pode interferir na qualidade de vida das pessoas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Levando em consideração que hoje o trabalho infantil é proibido por lei podemos citar as Sweatshops (máquinas de suor)
Explicação:
As Sweatshops mais comuns no continente Asiático, matam por vezes seus trabalhadores de exaustão de trabalho, com cargas horária absurdas e segurança quase nula, muitas vezes sem direitos (como salário digno, férias, participação de lucros etc...)
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás