• Matéria: Português
  • Autor: pedagogagg78
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia, a seguir, o excerto de um artigo científico que analisa a transcrição do excerto de uma produção de teledramaturgia, cujo enredo se passa no Rio Grande Norte:

"Na segunda cena analisada, em que Veridiana (Laura Cardoso) deixa Candinho viajar com Cassiano, nota-se, novamente, a presença de algumas características já analisadas na cena anterior.

[Candinho] - Hei. Não se meta Ariana, que a prosa é comigo. É claro que eu lembro Cassiano, uma pedrinha brilhosa que tu pediu pra eu cuidar bem cuidado pra não perder, "néra"?!

[Cassiano] - Foi. (...)

[Cassiano] - Será que você pode me levar até lá?

[Candinho] - Por mim eu posso, e posso e muito. Mas antes eu tenho que pedir permissão a "vóinha". Eu não sei se ela vai permiti. (...)

[Candinho] – Se a gente for de ônibus, eu deixo tu sentar na janelinha, visse?!

Candinho volta a contrair algumas palavras. Nesta cena, ao invés de dizer "não era?", o personagem utiliza a expressão "néra?"; assim como substitui a expressão "ouviste?" por "visse" e, como na cena anterior, Cassiano não utiliza de nenhuma expressão nordestina ou contração de palavras. O personagem interpretado por José Loreto utiliza a expressão "vóinha" para se referir a sua avó, a utilização do "inha" ou "inho" quando se refere a familiares como mãe – "mainha" ou pai – "painho" é uma das características do dialeto baiano.

Algumas expressões utilizadas pelo personagem Candinho não representam os usos dialetais de Rio Grande do Norte, mas de outras regiões do Nordeste: e aqui o Nordeste parece ser considerado um bloco linguístico único (grifos dos autores)."

(PELINSON, F. et al. Usos dialetais, estereótipos e preconceito linguístico na telenovela "Flor do Caribe". Vozes & Diálogo, Itajaí, v. 13, n. 1, p. 44, jan./jun. 2014. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2017.)

De acordo com os autores, é possível dizer que

Alternativas:

a)
ainda que se passe no Rio Grande do Norte, região geográfica em que as variedades linguísticas são empregadas mais corretamente, são representados traços linguísticos de variedades baianas, mais expressivas para a dramaturgia.

b)
apesar de o enredo se passar no Rio Grande do Norte, a representação de traços linguísticos promove o nordeste brasileiro como um todo, por exemplo o dialeto baiano, e consiste em uma forma de valorização da heterogeneidade linguística.

c)
com o enredo se passando no Rio Grande do Norte, a representação de traços linguísticos se baseia na região do nordeste brasileiro que contém, diferentemente do dialeto baiano, a fala popular mais correta em termos das normas linguísticas.

d)
apesar de o enredo se passar no Rio Grande do Norte, a representação de traços linguísticos próprios de outras variedades regionais, como o dialeto baiano, por exemplo, parte de estigmatizações e desvaloriza a heterogeneidade linguística.

e)
com o enredo se passando no Rio Grande do Norte, a representação dos traços linguísticos se baseia no fluxo de migração entre os estados do nordeste brasileiro, por exemplo, na região baiana, e consiste em uma forma de adequação regional das formas linguísticas.

Respostas

respondido por: eraldonunesn
9

Resposta:

4-b

Explicação:


luisdagosto: AV1 Sociolinguística: 1b, 2a, 3d, 4b e 5b. Corrigido pelo AVA
AnderbM: tudo errado!
Perguntas similares