Respostas
Explicação:
Olá,
Na minha opinião, o viver humano é ao mesmo tempo uma benção e uma maldição.
Isso porque somos racionais, e isso nos dá enormes poderes, como desde dominador o planeta em relação aos demais seres vivos, até ir a lua. Porém nos é dado o benefício da dúvida, o que nos faz questionar tudo: o significado e a origem de nossas vidas, nosso lugar na sociedade, e principalmente a morte.
Dada nossas tantas incertezas, é compreensível que nossa mente tente preencher essas lacunas com histórias e falácias que nos tragam segurança, confiança e paz.
Acreditar que haja um ser vigiando e protegendo, ou então punindo e controlando nossas vidas, é muito mais satisfatório que aceitar que a profunda indiferença da natureza do universo nos larga ao acaso.
Porém essa satisfação é saudável na medida que ela não ultrapasse o limite da ignorância, que nos traz medos irracionais maléficos, ou então nos induz a ficarmos encostados, e não aceitar nossas responsabilidades.
Como quando não conquistamos algo por rezar demais e não agir; ou travamos guerras em nome de Deus, com o pretexto de conquistar terras santas.
O ser humano é essencialmente religioso pois ainda não cresceu. O ser humano ainda é uma criança cheia de imaginação, que não gosta de ouvir não como resposta nem de assumir responsabilidades.
Ver a verdade é um processo perturbador e irreversível.