Existe grande dificuldade em avaliar o desempenho das pessoas e de seus cargos, mas mais ainda é avaliar o desempenho das pessoas no setor público, visto que sempre houve e sempre haverá influência política em todos os processos existentes no setor público. No entanto, dentro de um propósito inovador e acreditando em um grupo diferenciado, a Prefeitura Municipal de Caçador, Santa Catarina, está alinhando seu sistema de avaliação, pois constatou, nos últimos resultados, que existem distorções, principalmente no que diz respeito ao efeito halo. Verificou-se que há um certo preconceito em relação aos servidores portadores de necessidades especiais.


Márcio é analista de recursos humanos (RH) na Prefeitura Municipal de Caçador, município do estado de Santa Catarina, e o principal responsável por conduzir as pesquisas de avaliação de desempenho entre os colaboradores distribuídos por todos os departamentos da referida prefeitura. Sendo assim, uma das principais preocupações de Márcio é preparar os gestores avaliadores de cada área com o objetivo de evitar possíveis distorções na percepção de cada gestor em relação aos avaliados, evitando, principalmente, o efeito halo, tendo em vista que, na última avaliação, foram percebidas muitas distorções quanto aos servidores com necessidades especiais. Você foi contratado para auxiliá-lo nesta tarefa.

Indique a Márcio que procedimentos devem ser tomados de imediato para que se inicie o processo de conscientização da importância dos processos de avaliação de desempenho, e como você o auxiliará no alinhamento dos gestores na condição de avaliadores.

Respostas

respondido por: Jfigueiredo74
1

Resposta: Padrão de resposta esperado

É preciso de imediato determinar quem são os avaliadores e os avaliados.

Determinar o avaliador: Em geral, é o próprio chefe do setor – aqui é preciso mostrar e conscientizar o avaliador sobre a importância dos processos de avaliação nos resultados finais da empresa (tanto pública quanto privada). O avaliador deverá compreender isso como um processo de melhoria, por meio do qual, se constantemente aplicado com isenção, se consegue valorizar o colaborador e o trabalho, resultando em melhorias significativas nos serviços prestados.

Determinar o avaliado: É o colaborador que será avaliado pelos resultados de seu trabalho. O êxito de uma boa avaliação depende da conscientização dos envolvidos no processo de avaliação. Em seguida, é preciso definir um treinamento para o grupo de avaliadores, mostrando os resultados de outras avaliações aplicadas, indicando as principais distorções. Neste caso, a distorção percebida foi a avaliação dos colaboradores portadores de necessidades especiais.

É muito interessante também trabalharmos as percepções dos gestores quanto às questões que envolvem as pessoas com deficiência, como palestras e seminários contendo alguns tópicos sobre educação especial a todos os servidores da prefeitura.

Explicação:

Perguntas similares