1) Quais eram as funções da dança de salão na idade média? Essa finalidade se modificou continua a
mesma nos dias de hoje?
2) Qual a importância das danças de salão para a sociedade em geral?
3) As danças de salão são manifestações culturais que envolvem diferentes aspectos que extrapolam os
passos de dança quais desses aspectos você destacaria?
4) Existem vários tipos de samba dentre os quais podem ser destacados samba de gafieira samba choro,
samba brega.
A) Quais são as características de cada um destes tipos de samba?
B) O forró também possui diferentes manifestações uma dela delas é o rastapé pesquise origem desse
nome e sua relação com sua dança.
EU SEI QUE PARECE RIDÍCULO MAS SIM ISSO É O QUE EU ESTOU APRENDENDO EM ED. FÌSICA
Respostas
Resposta:
1) Dançar cada um com seu par na maioria das vezes era em comemorações.
2)todas pessoas dançava.
Resposta:
ExOs primeiros dançarinos da pré-história
Se a arte da dança é tão atraente para muitos brasileiros, é certamente porque a dança está enraizada em nossa cultura!
Quais níveis são ensinados em uma escola de balé?
Faça uma visita às cavernas do mundo para descobrir as antigas representações dos dançarinos!
A existência da dança remonta aos tempos pré-históricos: em algumas cavernas européias, africanas ou asiáticas, há desenhos dos primeiros homens que praticavam essa arte. O homem primitivo pintava nas paredes das grutas, cavernas e galerias subterrâneas cenas de caça e rituais que representavam a caçada. Acreditavam ser possível, pela representação pictórica, alcançar determinados objetivos, como abater um animal, por exemplo.
Graças ao trabalho meticuloso dos arqueólogos contemporâneos, foram encontradas tumbas decoradas com desenhos de dançarinos no Egito e até mesmo gravuras semelhantes nas rochas de Bhimetka, na Índia. Estas pedras têm mais de 30.000 anos!
Essas gravuras são particularmente valiosas para os historiadores da arte. Na verdade, como a dança é composta de movimentos abstratos, é difícil datar sua origem com precisão.
A dança é considerada essencial para a evolução da civilização.
Como os primeiros homens ainda não tinham nenhuma linguagem oral, o movimento do corpo ocupava o papel principal na comunicação. As tribos poderiam assim se reconhecer e se relacionar por meio dessa linguagem corporal.
Que tal fazer aula de zumba em salvador?
Qual a história da dança?
Foi no ano de 2.000 a.C. no Egito, no meio do deserto que surgiram as danças da chuva. Essa dança é conhecida não só no Egito, mas em muitas outras tribos e lugares.
Foi aproximadamente em 4.000 a.C. que a técnica da dança começou a aparecer. Alguns homens começaram a desenvolver danças religiosas, incorporando movimentos como o espacate, as danças em casal ou torneios. Graças à simetria dos dançarinos e às novas sequências coreográficas, a dança começou a se tornar graciosa e harmoniosa.
A arte da dança não deve ser subestimada: na verdade, é uma das mais antigas, sem as quais nossos antepassados teriam dificuldade para se comunicar!
Nessa época a música para dançar ainda não existia, e mesmo assim...!
Dança durante a Antiguidade
É mesmo durante o período da Antiguidade que a dança ganhou importância na sociedade!
Durante o Egito dos faraós, as técnicas de desenho evoluíram, permitindo que os arqueólogos aprendessem mais sobre a prática desta arte.
Na época, os dançarinos egípcios mostraram flexibilidade levantando as pernas muito alto para trabalhar o equilíbrio corporal.
Embora a dança fosse importante no Egito Antigo, é principalmente na Grécia que esta arte ganhou um lugar relevante!
Os dançarinos da civilização grega praticavam:
Danças religiosas,
Danças dramáticas,
Danças líricas
Danças especiais, etc.
Na Ilíada e na Odisséia, Homero se baseia em danças realmente praticadas pela civilização grega, especialmente durante o rito do casamento. A dança é acima de tudo coletiva: os homens e as mulheres se seguram pelos punhos enquanto dançam em círculos.
A dança mais popular na época da antiguidade continua a ser a dionísica. Na verdade, a arte da dança era vista como um meio de comunicação entre mortais e imortais. O povo grego dançava durante rituais religiosos em homenagem ao deus Dionísio, embora a dança também estivesse presente em outros rituais.
quadro de william adolphe bouguereau dominio publico
O jovem Baco e seus seguidores, (1884) de William-Adolphe Bouguereau. Nas festas dionísicas, a dança era expressão presente e embalava os participantes. | Domínio Público
Na obra De Saltatione, Lucian de Samosata explica a importância da dança:
"Aqueles que falaram verdadeiramente de sua origem afirmam que nasceu no momento da criação de todas as coisas e que é tão antigo quanto o Amor, o mais antigo dos deuses. "
plicação: