• Matéria: Geografia
  • Autor: VIAGEMGAMES
  • Perguntado 9 anos atrás

cite e explique os limites das placas tectônicas

Respostas

respondido por: oscarmnett
7
Os movimentos das placas dão origem a três tipos de bordas ou limites, e em cada um deles ocorrem processos geológicos característicos.
.Que são:

-Limites divergentes: As zonas de divergências, são locais onde as correntes de convecção agem em direções contrárias, originando, dessa forma, rupturas no assoalho oceânico. Por meio delas, é expelido o magma da astenosfera que, ao esfriar, causa a renovação do assoalho oceânico. Existem cordilheiras que são consequência do afastamento das placas tectônicas nessas zonas de divergência no meio dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico que chegam a alcançar 4 mil metros acima do assoalho oceânico. Essas são chamadas de Cordilheiras Meso-Oceânicas.

-Limites convergentes: Essas são caracterizadas pelo movimento das placas uma em direção à outra. Pode acontecer ainda de uma placa afundar por sob a outra, isso acontece nas zonas de subducção e entre uma placa oceânica e uma placa continental. A placa oceânica tende a ser mais densa do que a placa continental, fazendo com que seja submergida facilmente. A zona de subducção da Placa de Nazca em colisão com a placa continental Sul-Americana pode ser citada como exemplo, pois foi onde surgiu a formação da Cordilheira Andina.

-Limites neutros: As placas se movimentam devido às correntes de convecção que acontecem na astenosfera, logo abaixo da litosfera. Essas são causadas pelo movimento dos materiais quentes do manto, que, ao chegar a base da litosfera, tendem a se movimentar lateralmente, perdendo calor por causa da resistência, e depois descem novamente dando lugar a mais material aquecido. Esse movimento não produz conflitos nem destrói a litosfera, mas formam falhas, como por exemplo a falha de San Andréas, na Califórnia.


Perguntas similares