1) Texto base:
“As plaquetas são fragmentos citoplasmáticos anucleados presentes no sangue e produzidos a partir de megacariócitos na medula óssea. Do total das plaquetas presentes no organismo humano, 70% estão presentes na circulação e 30% no baço, permanecendo na circulação durante uma média de dez dias, quando são retiradas pelas células reticuloendoteliais do baço e do fígado. As plaquetas estão diretamente envolvidas em diversas patologias importantes, sejam estas síndromes ou quadros trombóticos graves como a trombose arterial”. (CASTRO et al., 2006) Com base em seu conhecimento sobre a função da plaqueta, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Coagulação do sangue.
Alternativa assinalada
b)
Defesa no sistema imune.
c)
Produção de energia.
d)
Transporte de oxigênio.
e)
Degradação celular.
2) Texto base:
Observe a imagem a seguir:
Esta imagem representa os diversos tipos de leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos; eles são células arredondadas e nucleadas. Assim como os glóbulos vermelhos, eles também são produzidos na medula óssea. Apresentam extrema importância para o organismo. Assinale a alternativa correta na definição de sua função:
Alternativas:
a)
Renovação celular.
b)
Defesa do organismo.
Alternativa assinalada
c)
Produção de energia.
d)
Transporte de oxigênio.
e)
Coagulação do sangue.
3) Texto base: responsáveis pela defesa, inativação e retirada de agentes agressores do sistema” (NETO et al., 2009)1
Com base em seu conhecimento sobre os linfócitos, assinale a alternativa que indique corretamente a definição dos dois tipos de linfócitos existentes:
Alternativas:
a)
Linfócitos B e linfócitos T.
Alternativa assinalada
b)
Eritrócitos e plaquetas.
c)
Monócitos e basófilos.
d)
Hemoglobinas e macrófagos.
e)
Eosinófilos e plaquetas.
4) Texto base:
Observe a imagem
Os neutrófilos têm a função de fagocitar agentes invasores e apresentam a propriedade de se transportarem do vaso sanguíneo para os tecidos onde estão os antígenos. Nesse contexto, quando uma pessoa se machuca e forma uma ferida aberta, o local em que esta ocorreu passa a ser uma porta de entrada de germes, razão pela qual o sistema imune é acionado e os neutrófilos invadem o local e destroem esses germes.
Com base no exposto, assinale a alternativa que informa a classe de leucócitos a que os neutrófilos pertencem:
Alternativas:
a)
Agranulócitos.
b)
Plaquetas.
c)
Eritrócitos.
d)
Granulócitos.
Alternativa assinalada
e)
Fibroblastos.
Respostas
Resposta:
B. Congulação de Sangue
C. Defesa dos organismos
B. Linfócitos B e linfócitos T
E. Granulócitos
1) Sobre as plaquetas:
a) Coagulação do sangue.
Dentre os elementos que compõem o sangue, as plaquetas são fragmentos que não possuem núcleo, sendo produzidas por na medula óssea.
Os médicos apontam que aproximadamente 70% do total de plaquetas no corpo humano estão presentes na circulação sanguínea, ao passo que 30% delas se encontram na estrutura do baço.
Ao serem eliminadas pelas células reticuloendoteliais do baço e do fígado, as plaquetas ficam ainda no sangue por aproximadamente 10 dias, sendo um importante indicativo de patologias a exemplo de síndromes e doenças como a trombose arterial.
leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/31043273
2) É função dos leucócitos:
b) Defesa do organismo.
Os leucócitos são o mesmo que os glóbulos brancos, estruturas presentes no sangue, chamados de elementos figurados e possuem como sua função atuar na defesa do organismo contra invasão de corpos estranhos.
Os glóbulos brancos são produzidos na medula óssea e são encontrados em (cinco) tipos, que são:
- os neutrófilos;
- os eosinófilos;
- os linfócitos;
- os monócitos.
Ambos são elementos figurados do sangue e desempenham importantes funções na defesa do organismo contra seres invasores, além de atuarem na produção de anticorpos.
3) Sobre os responsáveis pela defesa, inativação e retirada de agentes agressores do sistema:
a) Linfócitos B e linfócitos T.
No funcionamento do corpo humano, as estruturas dos linfócitos podem se apresentar como sendo linfócito T ou linfócito B.
Os linfócitos do tipo T (também conhecidos como as ''células T'') são atuantes na imunidade da célula, possuem um ciclo de vida mais longo em relação aos linfócitos do tipo B.
Por outro lado, os linfócitos do tipo B (popularmente conhecidos como ''células B'') são os responsáveis pela produção de anticorpos e o ciclo de vida possui tempo variável, quando comparado aos linfócitos do tipo T.
De forma geral, os tipos de linfócitos são muito importantes quando se fala da memória imunológica do corpo humano e trabalham de forma incisa uma vez que reconhecem antígenos específicos.
leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/48807312
4) A classe de leucócitos a que os neutrófilos pertencem:
d) Granulócitos.
Na classe de leucócitos, aprendemos que os granulócitos são definidos como sendo células que atuam na defesa do organismo, e se diferenciam das demais por conta da presença de grânulos em seu interior.
Os granulócitos são células geradas na medula óssea, sendo abundantes na corrente sanguínea.
São tipos de granulócitos:
- os neutrófilos,
- os eosinófilos e
- os basófilos.
Nas estrututas dos granulócitos, os grânulos presentes em seu interior possuem substâncias tóxicas, são elas que conferem segurança contra a entrada de invasores, já que degradam as estruturas dos micro-organismos estranhos.
No sangue humano, o número de granulócitos é avaliados por meio de um hemorgrama, ou seja, um exame de sangue, por meio do qual é possível monitora a quantidade e a qualidade dos granulócitos.
A contagem dos granulócitos é muito importante no tratamento de cânceres, uma vez que tratamentos como a quimioterapia, a radioterapia e o uso de drogas de alvo molecular costumam reduzir o número de granulócitos no sangue.
https://brainly.com.br/tarefa/7781054