O campo da saúde se desenvolveu a partir da racionalidade médica, motivada pela ciência moderna, influenciando a constituição do objeto da saúde. Entre os modelos de saúde, qual deles diz respeito à separação do corpo das demais dimensões da vida, focando apenas nas regularidades do funcionamento corporal e nos agentes capazes de causar desequilíbrios?
A.
Modelo da complexidade.
B.
Modelo dos determinantes sociais.
C.
Modelo da multicausalidade.
D.
Modelo patológico.
E.
Modelo biomédico.
Respostas
Resposta:
E .Modelo biomédico.
Explicação:
Por que esta resposta é a correta?
A racionalidade médica formulou suas concepções de saúde e adoecimento a partir do paradigma científico da modernidade, reduzindo o adoecimento aos componentes biológicos, o que focaria apenas no modelo da lesão, da patologia, formando um modelo biomédico de saúde/doença, que busca a relação causa-efeito e a compreensão das regularidades que podem ser desequilibradas.
Essa concepção foi questionada pelo modelo multicausal e dos determinantes sociais para valorizar a prevenção e a promoção de saúde, considerando fatores ambientais, políticos, econômicos e sociais, pois os processos de adoecimento são resultado de múltiplos fatores. Assim, considerou-se a complexidade dos processos de saúde e doença para além de uma visão de normalidade e patológico enquanto regularidades de um organismo fechado em si mesmo, formado por leis universais.