Analise o trecho que segue:
“Quando uma mulher cruzava a rua, foi atropelada por um carro. O motorista fugiu e não prestou socorro, porém algumas pessoas conseguiram anotar a placa.”
Uma paráfrase possível dele poderia ser
Alternativa 1:
Uma mulher foi atropelada ao tentar atravessar a rua. O motorista, inconsequente e imprudente, não prestou socorro, mas populares, atentos por justiça, anotaram a placa.
Alternativa 2:
Uma mulher foi atropelada por um carro ao tentar atravessar a rua, algumas pessoas anotaram a placa do corro, visto que o motorista fugiu sem prestar socorro.
Alternativa 3:
Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a rua, ela foi socorrida por populares que presenciaram o atropelamento, visto que o motorista que a atropelou, fugiu do local.
Alternativa 4:
Motorista, possivelmente embriagado, atropela mulher que cruzava a rua. Ele fugiu do local e não prestou socorro à vítima.
Alternativa 5:
Motorista que atropelou mulher idosa que tentava atravessar a rua, foge do local sem prestar socorro. Populares anotaram a placa do veículo.
Respostas
Resposta:
Alternativa 1:
Uma mulher foi atropelada ao tentar atravessar a rua. O motorista, inconsequente e imprudente, não prestou socorro, mas populares, atentos por justiça, anotaram a placa.
A alternativa que apresenta uma paráfrase que poderia ser utilizada para se referir ao acontecido no trecho do enunciado é a Alternativa 2: Uma mulher foi atropelada por um carro ao tentar atravessar a rua, algumas pessoas anotaram a placa do corro, visto que o motorista fugiu sem prestar socorro.
Primeiramente, antes de tudo, analisaremos o que é uma paráfrase: uma paráfrase pode ser definida como uma afirmação nova de um ou mais fatos a partir da utilização de novas palavras. O objetivo da mesma é manter o mesmo sentido, mesmo que as palavras sejam diferentes.
Nesse sentido, podemos compreender que a alternativa correta é a alternativa 2, uma vez que a mesma mantém o mesmo sentido do que foi apresentado no trecho do enunciado, deixando somente as informações pontuais e concretas do que de fato aconteceu.
As outras alternativas estão incorretas pelo seguinte: na alternativa 1, por exemplo, há a descrição de características do motorista, o que não havia no trecho original. Na 3, há a referência a uma idosa, o que também não havia no trecho original. Na 4, há a indicação de possibilidade e a falta de referência aos cidadãos que anotaram a placa. Por fim, na 5, ocorre novamente a descrição de uma idosa.
Veja questão relacionada:
https://brainly.com.br/tarefa/23544290