Respostas
A filosofia Pós-Socrática é aquela que surgiu após os desenvolvimentos da Filosofia Pré-Socrática, mais focada na explicação do universo e da matéria, e após Sócrates oferecer um caminho mais voltado a ética e a politica, desenvolvendo também seu método dialético, incluindo diversas correntes, motivo pelo qual alguns estudiosos preferem referir-se a ela como Período Pós-Socrático. Três correntes destacam-se neste período:
O epicurismo (CRIADOR: EPICURO)
Epicuro (341-270 a.C.) afirma ser o continuador do atomismo de Demócrito. Nesse sentido, sua filosofia é materialista e situa-se no extremo oposto das teorias de Platão e Aristóteles, que são transcendentais. Para Epicuro, não existe nem imortalidade nem um “mais além”. A morte do indivíduo é morte do corpo e da alma.
O estoicismo (CRIADOR: ZENÃO DE CITÍO)
Zenão de Citío foi o fundador do estoicismo.
Para o estoicismo, o mundo é regido por uma lei universal, o logos, a razão. O ser humano, sendo parte desse mundo, deve se submeter à ordem universal, deve aprender a viver de acordo com a natureza, orientado pela razão.
O ceticismo (CRIADOR: PIRRO DE ÉLIDA/ÉLIS)
Pirro de Élida é o iniciador do ceticismo. A tranquilidade de espírito aqui está na recusa de qualquer doutrina, pois ele considera que a razão não pode penetrar na essência das coisas e prega a dúvida diante de todas as questões.
se puder marcar como melhor resposta ajudaria :)
BONS ESTUDOS!!
fontes: Infoescola, sergiobiagigregorio.