Respostas
Resposta:
Foi preciso eclodir uma mobilização internacional para que a pauta do racismo viesse à tona no Brasil. Ainda que, historicamente, os movimentos negros venham denunciando o racismo, é impossível não ver a pauta hoje na mídia em razão dos cada vez mais frequentes casos de violência policial, dirigida especialmente à juventude negra. E a luta contra o racismo é pauta chave para enfrentar as desigualdades no país.
O assassinato de George Floyd nos Estados Unidos, homem negro morto por um policial branco, fez crescer uma onda de protestos em todo mundo clamando: Black Lives Matter! (vidas negras importam!). No Brasil, não foi diferente. Mesmo com a pandemia, muitos foram às ruas pelas vidas de Robson, João Pedro, Ágatha Felix, Vitor Henrique e tantas outras vidas negras tiradas em ações da polícia.
Segundo dados do Mapa da Violência, um jovem negro é morto a cada 23 minutos no Brasil. A juventude negra está nas ruas, em protestos e manifestações, deixando claro que a luta contra o racismo é pauta fundamental contra as desigualdades e que com racismo, não há democracia.