Respostas
Resposta:
Com exceção dos vírus e bactérias, todos os demais seres vivos utilizam dessa via reprodutiva para perpetuação da espécie.Por esse processo, chamado de fecundação ou fertilização, os gametas (células haploides), de uma mesma espécie se fundem para originar uma célula diploide, denominada zigoto (célula ovo).
A importância da fecundação, ocorre porque a partir desse processo, vai ser restaurado o número de cromossomos em cada espécie.
- Como assim ?
Por exemplo, nós seres humanos, possuímos nas nossas células somáticas diploides (do corpo humano), 46 cromossomos, que estão em pares, sendo chamados de cromossomos homólogos.
- Mas de onde vieram esses 46 cromossomos ?
Nós possuímos outro tipo de célula no que se refere à quantidade de cromossomos em sua composição, são as células gaméticas, também chamados de gametas, que são o espermatozoide no homem, e o óvulo (também chamado de ovócito secundário), nas mulheres. Só que cada gameta desse, vão possuir 23 cromossomos, ou seja, a metade do número de cromossomos, sendo consideradas haploides.
- Certo, e qual a relação disso tudo com a fecundação ?
Na fecundação, o gameta masculino vai fecundar o gameta feminino. Quando isso ocorrer, vai acontecer uma soma no número de cromossomos de cada gameta, ou seja, 23 cromossomos do espermatozoide + 23 cromossomos do óvulo = 46 cromossomos, e essa célula com 46 cromossomos é chamada de zigoto ou célula ovo. Essa célula por meio de sucessivas mitoses (outro tipo de divisão celular, além da meiose), vai formar um indivíduo completo.
Bons estudos e espero ter ajudado