Respostas
Resposta:
O que é uma planta de imóvel? A planta baixa de um apartamento é a representação desse espaço em projeção horizontal. Ou seja, é como se você visse os cômodos e pormenores do imóvel de cima, sem o teto.
Explicação:
Nela, é possível verificar onde ficam as portas e janelas, quais são os formatos de cada área, a disposição, o comprimento e a largura dos aposentos.
Outro tipo de planta é a humanizada, que tem como objetivo facilitar a leitura do desenho.
Assim como a baixa, ela possui todas essas informações, porém tem ainda a distribuição dos móveis e os pisos representados em diferentes cores para que os compradores entendam melhor.
Esse modelo pode até ser usado como uma inspiração para a decoração da propriedade. Em ambos os protótipos, é fundamental que haja informações sobre o projeto de iluminação, a parte elétrica, hidráulica e de sustentação do apartamento.
O desenho da propriedade é feito sempre em escala reduzida e proporcional. Então, ele é uma miniatura do imóvel real, em que cada metro corresponde a uma unidade da medida utilizada na representação. Por exemplo, as plantas, geralmente, são realizadas em escala 1:50 ou 1:100 e em centímetros.
Se a representação estiver em 1:50 significa que os cômodos desenhados são 50 vezes menores que o tamanho original deles. Já em 1:100, um aposento que na realidade mede 3×5 metros, vai medir 3×5 centímetros na planta.
Não precisa se preocupar muito com esses valores, porque no documento estão expostas as medidas de cada área e será mais fácil de assimilar o tamanho dos locais enquanto você observa a representação.
A planta de um imóvel deve ser apresentada para a Prefeitura Municipal durante a solicitação de alvará para a construção, por isso ela tem que ser bem completa.
Além disso, os responsáveis pela obra acompanham o desenvolvimento do projeto por meio desse documento, para que não ocorram erros.
Espero ter ajudado!!