A expansão das cidades e a formação das aglomerações urbanas no Brasil foram marcadas pela produção industrial e pela consolidação das metrópoles como locais de seu desenvolvimento. Na segunda metade do século XX, as metrópoles brasileiras estenderam-se por áreas de ocupação contínua, configurando densas regiões urbanizadas.
O resultado do processo geográfico descrito foi o(a)
A) valorização da escala local.
B) crescimento das áreas periféricas.
C) densificação do transporte ferroviário.
D) predomínio do planejamento estadual.
E) inibição de consórcios intermunicipais.
Respostas
Resposta:
Explicação:
vez em que o custo de vida nas cidades foi aumentando, a população mais pobre foi gradativamente se deslocando para as áreas mais distantes, com pouca ou nenhuma estrutura pública.
B) crescimento das áreas periféricas.
O crescimento das áreas periféricas (letra B) representou o resultado do processo geográfico descrito.
Letra B: crescimento das áreas periféricas.
Isso ocorre porque a expansão das cidades e a formação das aglomerações urbanas ocorreram com pouco ou quase nenhum planejamento urbano.
A falta de planejamento urbano contribuiu para para a criação desordenada de barracos em áreas de risco, principalmente nos morros das grandes cidades. E, naturalmente, isso só contribuiu para o aumento do famoso processo de favelização.
Sendo assim, o crescimento das áreas periféricas foi fruto da omissão do Estado (que significa deixar de fazer) na área da habitação como um todo.
Aprenda mais sobre esse tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/3758791
Espero ter contribuído!