Respostas
Resposta:
1- o Brasil, a Argentina e o Uruguai.
2- As causas da Guerra do Paraguai estão centradas no processo de formação das nações platinas no contexto da segunda metade do século XIX. Cada nação possuía seus interesses econômicos e políticos, e a defesa desses interesses causou o choque
3- Seu papel é de grande importância, pois facilita o escoamento da produção entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, especialmente agrícola e mineral. Por outro lado, a instalação de hidrelétricas e hidrovias implica na construção de gigantescos lagos que inundam florestas e até cidades inteiras.
4- A ofensiva paraguaia ao Brasil foi uma retaliação à invasão do território uruguaio, implementada pelo governo brasileiro em favor dos colorados e contra os blancos, aliados de Solano López.
5- A ofensiva paraguaia ao Brasil foi uma retaliação à invasão do território uruguaio, implementada pelo governo brasileiro em favor dos colorados e contra os blancos, aliados de Solano López.
6- ...
7- Em maio de 1865, o Paraguai também fez várias incursões armadas em território argentino, com objetivo de conquistar o Rio Grande do Sul. Contra as pretensões do governo paraguaio, o Brasil, a Argentina e o Uruguai reagiram, firmando o acordo militar chamado de Tríplice Aliança.
8- Brasil, Argentina e Uruguai.
9- Voluntários da Pátria é a denominação das Unidades militares criadas em 7 de janeiro de 1865, pelo Império do Brasil (1822-1889), para lutarem na Guerra do Paraguai (1864-1870); com as quais buscava-se reforçar o efetivo das forças militares do Exército Brasileiro.
10- Comprando soldados: uma estratégia de recrutamento para a Guerra do Paraguai. Para dar conta do conflito que já durava quase dois anos, o Império do Brasil criou uma Lei que permitia a alforria de escravos em troca de serviço militar – e dinheiro para o “seu senhor”. Quase dois anos de guerra já haviam se passado.