A evolução dos sistemas jurídicos gregos pode ser pensada a partir do período dos clãs. A respeito dessa informação, analise as afirmativas a seguir: I. A base do sistema fechado de justiça do clã é a solidariedade tribal, que tem por base uma forte solidariedade ativa e passiva dos seus membros. II. A vida em sociedade nos clãs está assentada no parentesco, o chefe do clã é, ao mesmo tempo, juiz e sacerdote, o qual, inclusive, preside o culto familiar. III. O grau de parentesco e linhagem é definido somente pela descendência biológica de um ancestral comum. IV. O parentesco baseado em laços pode ser de natureza meramente simbólica, alguns clãs compartilham um ancestral comum “estipulado”, o qual é um símbolo da unidade do clã, e quando esse ancestral não é humano, é um totem animal. É correto apenas o que se afirma em: b) II e III. d) I e III. c) I e II. a) II e IV. e) I, II e IV.
Respostas
Resposta:
a) II e IV
Explicação:
A vida em sociedade nos clãs está assentada no parentesco, o chefe do clã é, ao mesmo tempo, juiz e sacerdote, o qual, inclusive, preside o culto familiar
O parentesco baseado em laços pode ser de natureza meramente simbólica, alguns clãs compartilham um ancestral comum “estipulado”, o qual é um símbolo da unidade do clã, e quando esse ancestral não é humano, é um totem animal
Sobre a evolução dos sistemas jurídicos gregos é correto afirmar que a alternativa A está correta, pois apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
O Direito na Grécia Antiga
Um marco no direito grego foi a Constituição de Atenas, que pode ser considerada pouco democrática, ao excluir os escravos da vida política e civil.
Os gregos aprendiam os textos jurídicos na forma de poesia, assim grande parte da população ateniense conhecia as leis gregas, como as leis de Sólon.
Deste modo, o sistema jurídico evoluiu junto a estrutura social da nação grega.
Confira mais informações sobre a sociedade grega aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/23393095
#SPJ2