Há permanências em relação as teorias racistas na sociedade contemporânea brasileira? Explique.
Respostas
Resposta:
O racismo no Brasil é conformado por mais de três séculos de escravidão e por teorias racialistas que fizeram parte da construção da identidade nacional. Após a abolição, a ausência do Estado na integração da população negra por meio do fornecimento de condições materiais e políticas para sua participação em uma sociedade livre garantiu a sobrevivência e ressignificação da mentalidade e prática escravocrata nas estruturas da república.
Como disse assertivamente Joaquim Nabuco, político abolicionista: "O nosso caráter, temperamento, a nossa moral acham-se terrivelmente afetados pelas influências com que a escravidão passou 300 anos a permear a sociedade brasileira (...) enquanto essa obra não estiver concluída, o abolicionismo terá sempre razão de ser".
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO !!!!
Sim, as teorias racistas ainda permanecem na sociedade contemporânea brasileira, sendo possível observar esse fator em dizeres como "a coisa está preta", que apenas ressaltam um desrespeito que deve ser combatido.
O racismo no Brasil atual
Os muitos séculos de escravidão deixaram marcas no país, assim, mesmo que as pessoas afirmem não assistir momentos explícitos de ofensas aos negros, ainda é possível notar que para muitas pessoas a figura do negro é inferior ao branco.
Desse modo, é comum ver associações de coisas erradas ou maldosas com a cor preta, algo que parece inofensivo, mas que deve ser eliminado da cultura popular.
Aprenda mais sobre o racismo: brainly.com.br/tarefa/12489026
#SPJ2