Respostas
Resposta:
As biomoléculas precisam de seres vivos para desempenharem seu papel. Além do carbono, elas são compostas também por outros átomos, os principais são o oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre. As biomoléculas mais importantes são os carboidratos, as proteínas e os lipídeos. ♡︎
Boa noite, espero ter ajudado <3 bons estudos!
As principais biomoléculas
As biomoléculas mais importantes são os carboidratos, as proteínas e os lipídeos. Segue descrição sobre cada uma:
Carboidratos: componentes essenciais para sobreviver, e muito abundante na natureza. Estão presentes nessas biomoléculas os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Atuam como fonte de energia, são popularmente conhecidos como açúcares e suas principais variações são a glicose e a frutose.
Os carboidratos podem ser ainda monossacarídeos, quando têm composição mais simples, dissacarídeos que é o tipo mais comum de ser obtido na natureza, oligossacarídeos que se formam a partir de restos de carboidratos mais complexos.
Podem ser ainda polissacarídeos, uma variação dos monossacarídeos, no que diz respeito ao aumento das moléculas.
Proteínas: a estrutura dessas biomoléculas é grande e complexa, e apresentam papel importante no metabolismo, atuando diretamente nas células. A proteína é responsável pela estrutura, função e regulação dos organismos. No interior dela contém oxigênio, hidrogênio e nitrogênio.
As proteínas são compostas por aminoácidos, e atuam também no DNA e na produção de alguns hormônios como o do crescimento.
Lipídeos: essas biomoléculas têm como principal característica o ressecamento, não absorvem água e nem podem ser dissolvidas na água, são hidrofóbicas. São divididos em quatro grupos: triglicerídeos, caracterizados pela cadeia de ácidos graxos e carboxílicos. Fazem parte dessa cadeia os óleos e a gordura. Ambos são reserva de energia, sendo que o primeiro atua nas plantas, e o segundo nos animais.
Fosfolipídeos: variação dos triglicerídeos no que diz respeito a composição. São responsáveis por atrair água para determinadas regiões, porém permanece hidrofóbico na composição da molécula. Integram todas as membranas biológicas