Respostas
Resposta:
Corrente Alternada e Contínua: Qual é a diferença entre elas?
Lucas Tudo sobre Energia Solar
Corrente Alternada e Contínua
Qual a diferença entre Corrente Contínua e Corrente Alternada?
A principal diferença entre corrente alternada e contínua reside no fato de que a corrente contínua (CC) não altera o seu sentido de circulação dentro do circuito elétrico.
Por outro lado, temos que a corrente alternada (CA) consegue alterar seu sentido. Essa é a diferença básica entre elas.
Introdução
Os sistemas fotovoltaicos utilizam a luz do sol para gerar energia elétrica, um fato que você já deve conhecer.
Durante esse processo de geração, a energia gerada é em corrente contínua, mas logo em seguida vai sendo transformada em corrente alternada.
Mas afinal, o que é e quais são as diferenças entre corrente alternada e contínua?
Neste texto, escrito pelo engenheiro eletricista e instrutor da Blue Sol Energia Solar, Lucas Santana, explicamos tudo sobre o assunto para deixar você por dentro deste que é um dos conhecimentos essenciais para se entender o funcionamento dos Sistemas Fotovoltaicos.
Essa tecnologia ganha espaço em nosso país e, através de linhas de financiamento que facilitam a sua aquisição, cada vez mais brasileiros estão instalando os sistemas e gerando a sua própria energia para economizar na conta de luz.
Antes de iniciarmos a explicação sobre o papel que cada tipo de corrente tem dentro da energia solar fotovoltaica, vamos entender quais são os tipos (corrente alternada e contínua) envolvidas nesse processo de geração de energia elétrica.
A Corrente Contínua (CC)
A corrente contínua, abreviada pela sigla “CC” ou do termo em inglês Direct Current (DC), é todo tipo de corrente que, quando percorrida em um circuito, não altera seu sentido de circulação. Portanto, todo circuito CC possui polaridade positiva (+) e negativa (-).
Explicação:
Nas instalações elétricas que envolvem circuitos em corrente contínua, costumamos utilizar cabos vermelhos para indicar a polaridade positiva (+) do fluxo de corrente e cabos pretos para indicar a polaridade negativa (-).
Isso porque a inversão da polaridade do circuito e consequente inversão no sentido do fluxo de corrente pode acarretar diversos danos às cargas conectadas ao circuito de corrente contínua.
No universo da energia solar e dos sistemas solares fotovoltaicos, existe uma transição entre a corrente alternada e contínua.
A corrente CC aparece no módulo fotovoltaico durante o processo de transformação da irradiação solar em energia elétrica, como já vimos no artigo sobre o Painel Solar: a verdade sobre o preço e como funciona.
Essa energia gerada permanece em corrente contínua até passar pelo inversor interativo, que a transforma em corrente alternada.
A Corrente Alternada (CA)
A corrente alternada possui essa nomenclatura, pois como o próprio nome já diz, altera o seu sentido de circulação dentro do circuito, periodicamente.