4. Identifique a alternativa INCORRETA e justifique a sua escolha
) Cada povo possui uma cultura propria, isto é, lingua, crenças e um jeito próprio
de trabalhar, pensar, relacionar-se com a natureza e com os outros povos.
b) As histórias e as culturas indígenas marcaram profundamente nosso jeito
de ser, nossos hábitos, nossa lingua etc.
c) Comparando os povos indígenas entre si percebemos que são todos iguais;
por isso podem ser chamados de indios.
d) As diferenças entre os indígenas podem ser percebidas, por exemplo, nos
seus traços físicos e nas linguas que eles falam. Os povos indígenas falam
linguas diferentes umas das outras. Há, pelo menos, 180 linguas indígenas
faladas no Brasil de hoje.
e) Os povos indígenas também são semelhantes entre si, isto é, possuem
características comuns que os diferenciam dos não indígenas.
me ajudem rapido por favor
Respostas
Resposta:
Brasil Escola
HOME SOCIOLOGIA ALTERIDADE
ALTERIDADE
SOCIOLOGIA
A alteridade é o reconhecimento de que existem pessoas e culturas singulares e subjetivas que pensam, agem e entendem o mundo de suas próprias maneiras. Reconhecer a alteridade é o primeiro passo para a formação de uma sociedade justa, equilibrada, democrática e tolerante, onde todas e todos possam expressar-se, desde que respeitem também a alteridade alheia.
Veja também: Desigualdade social – um dos resultados da falta de alteridade no âmbito social
Significado de alteridade
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O dicionário Aurélio traz a seguinte definição de alteridade:
“al.te.ri.da.de - (francês alterité) - substantivo feminino - 1. Qualidade do que é outro ou do que é diferente. - 2. [Filosofia]. Caráter diferente, metafisicamente.”|1|
A palavra alteridade advém do vocábulo latino alteritas, que significa ser o outro, portanto, designa o exercício de colocar-se no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular e subjetiva.
A alteridade é o reconhecimento e o respeito das diferenças entre as pessoas
A alteridade é o reconhecimento e o respeito das diferenças entre as pessoas.
A alteridade é o reconhecimento da diferença, tanto no significado linguístico comum quanto no significado filosófico, pois a alteridade é o que é, por essência e definição, diferente. Segundo Nicola Abbagnano, lexicólogo que publicou um imenso dicionário de termos filosóficos, alteridade significa “ser outro, colocar-se ou constituir-se como outro”|2|.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Alteridade na psicologia
O significado de alteridade para a psicologia não se encontra afastado dos significados filosófico e comum do termo, com a exceção de que os psicólogos serviram-se muito dos estudos antropológicos para incrementar um significado no termo que remete à cultura. O ato de enxergar o outro como um ser singular implica reconhecer que o outro é diferente de você. O reconhecimento da diferença individual é o primeiro passo para o exercício do respeito e da tolerância, pois se você quer que a sua individualidade seja respeitada, é necessário que, antes, você respeite a individualidade do outro.
Segundo o Dicionário de psicologia, alteridade é o “conceito que o indivíduo tem segundo o qual os outros seres são distintos dele. Contrário a ego”|3|. Enquanto o ego é a instância individual, a alteridade leva-nos ao reconhecimento do coletivo.
Nesse sentido, é a alteridade que pode garantir a coesão social, por exemplo. Também é a alteridade e seu reconhecimento a chave para evitar o etnocentrismo, a exploração de outros povos e a escravidão. Pensando com a antropologia, alteridade é o meio pelo qual é possível enxergar nas outras culturas as suas especificidades, evitando o prejulgamento.
Alteridade e etnocentrismo
A antropologia originou-se como uma ciência fortemente etnocêntrica. Edward Burnett Tylor e Herbert Spencer, os primeiros antropólogos ingleses, propuseram uma teoria, que chamaram de classificação das raças, extremamente racista e etnocêntrica.
Para os pensadores, havia uma hierarquia das raças que se atestava pela cultura: quanto mais claras as pessoas, mais desenvolvida a cultura, ao passo que as sociedades formadas por pessoas de peles mais escuras tendiam a desenvolver culturas inferiores. Ora, essa visão racista e etnocêntrica, que vinculou o antigo conceito de raça à cultura, vai ao extremo oposto do que diz o significado de alteridade.