página 63 à 71
1) fale das mulheres do Egito
2) sociedade no Egito 67 a 69
3) religião e mumificação
4) arte e ciências
Respostas
Resposta:
1) A mulher na sociedade egípcia exerceu um papel muito importante e tinha praticamente os mesmos direitos dos homens, o que não ocorria em outras civilizações da mesma época. Elas chegaram a postos que só foram alcançados pelas mulheres novamente na sociedade atual.
2) A sociedade era hierarquicamente organizada, cada seguimento tinha suas obrigações e poderes determinados, onde o grupo que detinha menos poderes obedecia quem estava acima deles.
3) Os egípcios seguiam uma religião politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. Eles também acreditavam na vida após a morte, inventaram a mumificação para preservar o corpo até que o espírito retornasse. E para preservar o corpo (enquanto o espírito não retornava) inventaram a mumificação.
4) As obras da arte do Antigo Egito eram muito ligadas à religiosidade desse. Grande parte era feita em homenagem aos deuses egípcios e representavam eventos políticos, por isso o faraó é uma das figuras mais vistas nas obras da arte desse povo.
Toda a sua ciência era voltada para a solução dos problemas do dia-a-dia. A matemática, que procurava encontrar soluções para a medição das terras ou para o traçado dos planos das pirâmides e templos. A medicina, que teve como patrono o sábio Imhotep, foi uma das ciências que se desenvolveu bastante, principalmente em função do tratamento que era dado aos cadáveres para preservá-los intactos. A religião, como em diversos outros setores da vida egípcia, também sempre interferiu e contaminou os aspectos científicos com a magia. Tais conhecimentos concentravam-se nas mãos de poucos: cortesãos, sacerdotes, funcionários e escribas.
Explicação: