As atletas brasileiras demoraram muito tempo, desde a 1ª participação feminina em
jogos olímpicos. Então qual foi a 1ª atleta, qual modalidade, em que ano e que país aconteceu
este fato histórico para o Brasil ?
Respostas
Resposta:
1932 – Maria Lenk: a primeira mulher brasileira nos Jogos
Cinemateca Brasileira/Divulgação
A história oficial do esporte feminino brasileiro começou com ela. Maria Lenk nasceu em 1915, filha de imigrantes alemães, e começou a nadar para curar problemas respiratórios. Ela treinava nas águas do rio Tietê e fez história ao se tornar a primeira mulher brasileira a disputar uma Olimpíada, em 1932, nos Jogos de Los Angeles – a natação feminina estreou na Olimpíada de 1912.
Em 1936, Maria Lenk teve outras companheiras olímpicas brasileiras, mas mais uma vez deixou seu nome marcado: ela nadou a prova dos 200m no estilo borboleta – foi a primeira no mundo a competir com esse nado, que posteriormente se tornou oficial. A nadadora pioneira poderia ter sido também a primeira mulher medalhista olímpica. No auge de sua carreira, em 1939, quando bateu dois recordes mundiais no nado peito, tinha tudo para fazer frente às principais competidoras, mas as edições Olímpicas de 1940 e 1944 foram canceladas por causa da Segunda Guerra Mundial.
De qualquer forma, Maria Lenk é exemplo de paixão pelo esporte. Ela nunca deixou a piscina. Até mesmo quando já estava bem velhinha ainda nadava competições masters e chegou ao Hall da Fama da natação. Foi a única brasileira a conseguir o feito. Morreu aos 92 anos – e nadou até o fim deles.