1) a Filosofia surgiu como uma primeira tentativa de descobrir a verdade sobre a vida e a realidade. iniciando assim uma teoria do conhecimento. Os pré-socráticos desenvolveram uma especulação sobre a origem dos materiais e movimentos daquilo que podemos chamar de cosmos. a especulação era a de que descobrindo as causas ou a causa originaria de toda a vida chegaríamos perto de uma resposta absoluta. qual seria o nome dado pelos pré-socráticos a esse elemento originário de tudo o que existe?
a) cosmos
b) arkhé
c) atenas
d) olimpo
e) meca
2) segundo as teorias elaboradas por Platão a realidade seria determinada pela razão, que é uma chave de ligação entre uma realidade suprassensível e uma física, ou seja, um mundo paralelo a este que vivemos onde sentimos dor, incomodo e nos corrompe de alguma forma. quando experimentamos a especulação racional somos tomados por ideias que nos fazem reconhecer as formas e os nomes das coisas e seres do mundo sensível este que experimentamos e sentimos. a esse tipo de exercício de contemplação das ideias foi nomeado como teoria da :
a) maiêutica
b) autoajuda
c) yoga
d) reminiscência
e) introspecção
3) Sócrates transmitia ensinamentos a qualquer homem de boa vontade que tinha interesse em conhecer, aplicando uma maneira de fazer quem o ouvia a criar ideias próprias e bem interessantes pra vida de qualquer pessoas que tenha o interesse de viver bem e ser feliz. podemos por meio do "diálogo" encontrar boas ideais que ajudem a todos ou pelo menos ao maior numero de pessoas possível, ou seja, dialogando podemos ensinar e aprender coisas boas pra vivermos nossas vidas na individualidade e na coletividade. Ao exercício de parir ideias a partir do diálogo denomina-se:
a) demiurgo
b) eudaimonia
c) reconhecimento
d) maiêutica
e) transcendência
4) Aristóteles afirmava que cada ser ou objeto tem uma substância própria que é o conjunto de todas as suas características fundamentais. a substância de um objeto é dada pela sua forma e matéria. dessa maneira ele propõe uma teoria do que seria a realidade dos objetos e do mundo. Na perspectiva aristotélica, a forma é um dos constituintes metafísicos primários de toda substância individual, que governa e determina o outro constituinte metafísico básico, a matéria. Por um lado, é pela forma que se compreende a natureza de cada coisa; esta forma, por sua vez, é, no tocante às substâncias sensíveis, sempre imanente às coisas, não existindo à parte delas. Deste modo, Aristóteles se distingue do platonismo, que postulava, ao contrário, a existência separada das Ideias relativamente aos objetos sensíveis que delas participam. como costuma -se chamar essa teoria de Aristóteles de:
a) hileformismo
b) reminiscência
c) maiêutica
d) introspecção
e) arkhé
5) na teoria proposta por Epicuro, a filosofia deve servir para libertar o ser humano do medo do destino, da morte, das divindades. Em suma o epicurismo apresentou a finalidade da vida como uma paz espiritual (que significa a própria felicidade) através dos conjuntos de prazeres que o conhecimento e a vida podem oferecer. o prazer que Epicuro refere-se não é o prazer dos embriagados ou os produzidos pela sensualidade , mas o prazer de nos acharmos livres de todos os medos e desejos, agindo segundo sua boa vontade exercida como maneira de ter o autodomínio. a essa paz de espírito denomina-se :
a) isonomia
b) política
c) aforismas
d) episteme
e) ataraxia
ajuda aí rapaziada namoral
Respostas
Resposta:
1) Alternativa B - Arkhe
Para os filósofos pré-socráticos, a arché ou arqué, seria o elemento que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas do mundo. No caso de Tales de Mileto, por exemplo, a água era um elemento puro, e através dela podia-se criar várias coisas; o início, o desenvolvimento e o fim de tudo
2) Alternativa D - Reminiscência
teoria da reminiscência, pois não se trata, segundo Sócrates e Platão, de aquisição de conhecimento novo e sim de recordação do conhecimento inato e até mesmo pré-inato. No parecer desses seminais autores, o conhecimento de uma pessoa existe antes mesmo de seu nascimento.
3) Alternativa D - Maiêutica
maiêutica socrática tem como significado “dar à luz”, “dar parto”, “parir” o conhecimento.
4) Alternativa A - Hilemorfismo
Hilemorfismo ou hilomorfismo, em filosofia, é a teoria elaborada por Aristóteles e desenvolvida na filosofia escolástica, segundo a qual todos os seres corpóreos são compostos por matéria e forma.
5) Alternativa E - Ataraxia
para os pensadores cépticos, epicuristas e estoicos, completa ausência de perturbações ou inquietações da mente, concretizando o ideal tão caro à filosofia helênica da tranquila e serena felicidade obtida através do domínio ou da extinção de paixões, desejos e inclinações sensórias.