ME AJUDAAAAAA :C
"Era uma doença exótica, contra a qual os organismos dos europeus não tinham defesas. Veio da Ásia pela rota da seda. Veja: a epidemia, essa catástrofe, é, portanto, também um dos efeitos do progresso, do crescimento." O texto refere-se à peste que atingiu a Europa no século XIV. Indique dois fatores, além da falta de defesa dos organismos dos europeus, que ajudaram na propagação da doença. Estabeleça relação entre o desenvolvimento comercial e a disseminação da Peste Negra
Respostas
Resposta:
[A peste negra]... era uma doença exótica, contra a qual os organismos dos europeus não tinham defesas. Veio da Ásia pela rota da seda. Veja: a epidemia, essa catástrofe, é, portanto, também um dos efeitos do progresso, do crescimento.” Georges Duby. Ano 1000 Ano 2000. Na pista de nossos medos. São Paulo: Editora da Unesp, 1998, p. 80 A partir do texto, que trata do aparecimento da peste negra na Europa do século XIV, podemos dizer que a) a integração entre regiões diferentes do planeta, provocada pelo comércio e por intercâmbios culturais, também pode contribuir para a disseminação de doenças. b) as doenças ficam em geral confinadas ao local de manifestação original e quando se alastram para outras áreas não provocam grandes problemas nem geram epidemias. c) epidemias, como a peste negra, são provocadas pela ira divina e não podem ser tratadas pelos homens, a não ser que a medicina recorra a procedimentos religiosos. d) más condições de higiene e a falta de um sistema unificado de atendimento médico foram os principais responsáveis pela proliferação dos parasitas que provocaram a peste negra. e) problemas de saúde, como a peste negra, derivam sempre da miséria social e as epidemias avançam apenas em períodos de crise econômica e conflitos sociais.
Resposta e Explicação:
Fatores:
1) Péssimos hábitos de higiene da sociedade européia ocidental na época;
2) Teocentrismo colocando a cura da alma à frente da cura do corpo físicio, inibindo tentativas de evolução na medicina clássica.
Relação:
Conforme o próprio trecho do exercício relata, a Peste Negra foi uma doença "importada" através do comércio intercontinental. Desta forma, a relação que pode ser estabelecida é a de que com a busca por novos produtos mais exóticos e/ou mais lucrativos, mercadores viajavam cada vez mais longe entrando em contato com diversas culturas e, inevitavelmente, com organismos patógenos desconhecidos por eles. Com o avançar dos séculos, mais precisamente no século XVI com o advento das grandes navegações, esta lógica novamente se impôs, uma vez que os desbravadores/colonizadores ao chegarem no continente americano dizimaram populações não só através da espada, mas também através de doenças aos quais os sistemas imunológicos dos nativos não estavam familiarizados.