Entende-se que o exercício físico apresenta benefícios à saúde dos indivíduos, uma prática corriqueira é a corrida, é uma modalidade que exercita grandes grupos musculares. Para Pazin et al (2008) as forças aplicadas no solo durante a corrida são transferidas aos membros inferiores e a coluna, podendo culminar em algumas lesões devido ao alto impacto, como por exemplo, a síndrome do músculo piriforme.
PAZIN J; DUARTE MFS; POETA LS; GOMES MA. Corredores de rua: características demográficas, treinamento e prevalência de lesões. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 10, n. 3, p. 277-282, 2008.
Considerando as informações descritas acima e o livro da disciplina de Anatomia Aplicada à Educação Física, responda as questões abaixo:
1-Descreva a localização do músculo piriforme.
2-Apresente os outros músculos que compõem a mesma região do músculo piriforme.
3-Descreva as funções de todos os músculos dessa região.
Respostas
Resposta:
1 - Encontra-se, anatomicamente localizado na região posterior e profunda do quadril, o músculo piriforme. Coberto pelos músculos glúteos e próximo ao nervo ciático, sua origem está na superfície anterior do sacro e se insere no trocânter maior (lateralmente ao quadril).
2 - Na mesma região glútea estão os músculos glúteo máximo, glúteo médio, glúteo mínimo, tensor da fáscia lata, obturador interno, gêmeo superior e inferior e quadrado femoral.
3 - O glúteo máximo é extensor e rotador lateral do quadril e sua paralisia não afeta a marcha em superfície plana, mas a afeta em aclive (principalmente ao subir escadas). Os glúteos médio e mínimo estabilizam a pelve, aduzem e rodam medialmente o quadril.
O tensor da fáscia lata, além de flexor do quadril, tensiona a fáscia lata. Piriforme, obturador interno, gêmeo superior, gêmeo inferior e quadrado femoral estabilizam a articulação do quadril e a rodam lateralmente.
Explicação: