“Os afetos não podem ser concebidos como instância negativa ou perturbadora do homem, uma vez que é pela via dos afetos que os homens concebem o conhecimento de si, dos outros e da realidade que o circunda. “Por afeto compreendo as afecções do corpo, pelas quais sua potência de agir é aumentada ou diminuída, estimulada ou refreada, e, ao mesmo tempo, as ideias dessas afecções”” (ESPINOZA, 2013 apud VELOSO; BUSARELLO, 2021, p. 87).
O excerto comenta as ideias do filósofo holandês Baruch Espinoza (1632-1677) sobre os processos que envolvem os afetos, aos quais ele dava o nome de “afecções”. A respeito das considerações feitas no trecho e acerca da importância dos afetos na história das reflexões éticas no Ocidente e do papel que eles desempenham na chamada “Ética do Cuidado”, pode-se dizer que:
A.
As afecções ocorrem sempre em ato, isto é, no momento presente, cessando quando pessoas não estão mais umas em frente às outras. O emocionalismo pode ser considerado como o fundamento epistemológico sobre o qual se funda a chamada “Ética da Virtude”.
B.
O emocionalismo pode ser considerado como o fundamento epistemológico sobre o qual se funda a chamada “Ética da Virtude”.
C.
O racionalismo pode ser considerado o fundamento epistemológico único da “Ética do Cuidado”
D.
As afecções tem, de acordo com Espinoza, tanto a capacidade de nos motivar como nos desmotivar para a vida.
E.
Os afetos são considerados fundamentais para nos orientar sobre como devemos agir e nos comportar na ética kantiana.
Respostas
Resposta:
d
Explicação:
Espinoza era um filósofo panteísta, no qual defendia que o universo é tudo o que existe. Para ele nós devemos compreender o nosso papel dentro dessa realidade, de modo que os nossos sentimentos e afetos poderiam afetar nossa compreensão da realidade. Por isso a alternativa correta é a letra D.
Espinoza e as afeições humanas
A filosofia de Spinoza enfatiza a importância de entender o mundo ao nosso redor e nosso lugar nele. Isto envolve compreender a natureza da realidade e nosso próprio lugar dentro dela. Não devemos tentar fugir da dor e do sofrimento que fazem parte da vida, mas sim tentar compreendê-la e vê-la como uma parte do mundo ao nosso redor.
Para Espinoza as nossas afeições são qualidades que podem nos desmotivar ou nos motivar na vida. Pois para ele a chave para uma vida feliz e gratificante é focar naquelas coisas que estão dentro de nosso poder, e deixar ir as que não estão. Isto não significa que devemos tentar ignorar ou negar a existência de dor ou sofrimento, mas sim que devemos entender que estas coisas fazem parte da vida e que elas não nos definem.
Para saber mais sobre Espinoza, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/21573565
#SPJ2