• Matéria: Artes
  • Autor: nunescoled
  • Perguntado 4 anos atrás

No início do ano de 1808, a família real portuguesa mudou-se para o Brasil, impulsionando o desenvolvimento cultural no país. Em 1816, Dom João VI criou a Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, contratando um grupo de artistas franceses para ensinar na nova escola. Como esse grupo ficou conhecido? *

Respostas

respondido por: henrriquenelson
0

Resposta:

No início do século 19, os exércitos de Napoleão Bonaparte invadiram Portugal, D. João VI, rei de Portugal, com apoio dos ingleses, decide partir para a colônia com toda corte, transferindo assim o poder de Portugal para o Brasil.

Em 1808, chega no País a comitiva real, primeiro na Bahia, logo depois, no Rio de Janeiro. A sede da corte foi instalada no convento do Carmo. O prédio foi devidamente reformado e adaptado, e sua capela foi transformada em teatro e sala de concertos.

D. João VI, preocupado com o desenvolvimento cultural, trazia na bagagem todos os recursos para a transformação da nova metrópole. O rei, adaptado à nova sede do Reino, quis modernizá-la. Construiu o Teatro São João, em 1812, liberou o comércio, os portos, as fábricas, as tipografias e a importação de livros. Organizou a Biblioteca Real (60 mil volumes), criou o Observatório Astronômico, o Jardim Botânico e o Museu Nacional.

Explicação:

Perguntas similares