As Ciências, sejam quais forem, só podem avançar de maneira satisfatória se métodos forem adquiridos, pois eles representam a segurança e o critério de validade de uma experiência, análise ou interpretação. Os métodos podem ser falhos dependendo da natureza da questão a ser analisada. Por isso é preciso que o pesquisador esteja sempre atento para novos caminhos que expliquem o que está sendo analisado. FASCINA, Diego L. M. Ciências. Formação Sociocultural e Ética II. UniCesumar: Maringá, 2021. Diante disso, considere o conteúdo estudado sobre Ciências e analise as assertivas a seguir: I. O método é o caminho utilizado pelo pesquisador para conhecer o objeto, o fenômeno ou o fato que está sendo investigado, com o intuito de fazer o discurso científico. II. No processo de produção científica, a sistematização do método não sofre alterações, uma vez que são imutáveis e infalíveis. III. A segurança e o critério de validade de uma experiência, independente da ciência, são assegurados pelo método. Nesse contexto, é correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
III, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
Resposta:
I e III, apenas.
Explicação:
A II está errada, pois o método pode ser modificado no decorrer do processo de produção científica.
As afirmações I e III estão corretas.
Resposta:
I e III
Explicação:
É através de um método científico que um pesquisador – seja de qualquer área – constrói o seu discurso. É uma espécie de caminho que o estudioso utiliza para conhecer o objeto, o fenômeno ou o fato que está sendo investigado, com o intuito de chegar a um conhecimento racional e/ou sistemático. Importa salientar que na construção de um método há muitas variáveis que precisam ser levadas em consideração, tais como as relações entre os homens, os determinados períodos históricos e sociais e assim por diante.
As Ciências, sejam quais forem, só podem avançar de maneira satisfatória se métodos forem adquiridos, pois eles representam a segurança e o critério de validade de uma experiência, análise ou interpretação. Os métodos podem ser falhos dependendo da natureza da questão a ser analisada.