Comunidade é comumente considerada uma unidade social que compartilham algo em comum, como normas, valores, identidade e lugar em que estão situadas em uma determinada área, podendo estar localizada em aldeias, bairros, cidades ou espalhadas pelo globo.
Quando o designer projeta para uma comunidade diferente da qual participa, faz com que demande mais informações e interações com as pessoas envolvidas com o objetivo de conhecer, entender para criar soluções reais. Nesse contexto, o trabalho do designer é:
a.
Identificar possíveis recursos ainda não explorados.
b.
Identificar, valorizar e respeitar sua biodiversidade e seu ritmo, para criar soluções que beneficiem a vida comunitária.
c.
Criar possíveis soluções temporárias com o objetivo de ganhar prêmios.
d.
Transformar a realidade local da comunidade de acordo com o seu ponto de vista.
e.
Mudar decisões locais da comunidade oferecendo seu conhecimento na área do design.
Respostas
Resposta: Letra B - Identificar, valorizar e respeitar sua biodiversidade e seu ritmo, para criar soluções que beneficiem a vida comunitária.
Explicação:
Correção da atividade.
Explorar novos recursos pode degradar a biodiversidade da comunidade, portanto a alternativa A está errada;
Criar soluções respeitando a biodiversidade da comunidade e seu ritmo é fazer um trabalho com empatia, visando facilitar a vida da comunidade. Nesse sentido, tudo é pensado com empatia e não apenas pensando no lucro e benefício próprio. Alternativa B correta;
Criar soluções temporárias com objetivo de ganhar prêmios é fazer um trabalho que não vai trazer soluções reais. Alternativa C está errada;
Ao transformar a realidade local conforme o próprio ponto de vista é pensar apenas no que é ideal para si e não para os outros que vivem na comunidade. Alternativa D está errada.
Mudando decisões locais da comunidade o designer se afasta do trabalho realizado com empatia e acaba não compreendendo a convivência, cultura e biodiversidade da comunidade. Alternativa E está errada.