No Brasil, os cortes da carne são realizados através da separação natural dos grupos musculares, porém, podem ter nomenclaturas diferentes dependendo da região do País. O mesmo corte, denominado “Lagarto” em São Paulo, é chamado “Tatu” no Rio Grande do Sul, assim como a “Costela” é chamada de “Pandorga”. Como a carne bovina é um dos produtos mais caros para os estabelecimentos de alimentação, é muito importante que seja definido o melhor tipo de corte para cada método de cocção. Isso garantirá preparações com texturas, cores, sabores e odores diferenciados e, consequentemente, um resultado mais ou menos lucrativo.
Com base no texto, analise as afirmações a seguir sobre as indicações de uso culinário mais comuns para cortes bovinos e o método de cocção.
I- O corte de acém é indicado para ensopados, assados com cobertura, cozidos, carne moída, refogados, picadinhos e carne de panela, recheadas e com molho.
II- O corte de ponta de agulha é indicado para salteados, grelhados; as aparas deste corte podem fazer estrogonofe e picadinho.
III- O corte de contrafilé é indicado para assados, frito, grelhado, à milanesa, churrasco e em preparações como rosbife e estrogonofe.
IV- O corte de pescoço é indicado para ensopados, cozidos, picadinhos, carne de panela e preparação de molhos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA.
Escolha uma:
a.
Somente a afirmativa I está correta.
b.
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c.
As afirmativas II e III estão corretas.
d.
Somente a afirmativa III está correta.
e.
As afirmativas I, III e IV estão corretas. Correto
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
I,III,IV estão corretas
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás