Respostas
Caso você tenha paciência de ler, fiz uns recortes sobre a sociedade feudal:
A palavra "feudo", de origem germânica (do germânico vieh, pelo frâncico fëhu, significando gado, posse, ou propriedade, pelo b.-lat. feudu), foi latinizada e no fim do século IX aparece na região do Midi (sul da França) como fevum, talvez por confusão com a palavra fiscum, que designava, à época carolíngia, os grandes domínios reais - e com uma ligação com beneficium, o que evocaria a origem pública do feudo no sul da Europa (o beneficium designa a concessão de uma terra por um agente público, em troca de serviços públicos). O feudalismo era a base rural desenvolvida na idade média. Do feudo nasceu o chamado feudalismo, que consistia numa organização política e social que se baseava na relação entre suseranos e vassalos.
Resposta:
As relações entre servos e nobres era mantidas nos feudos, que eram divididos
1º- O manso senhorial; No manso senhorial, local onde o senhor feudal habitava, juntamente com a sua família, lá tinha tudo que precisava como os fornos e os moinhos. Nessas terras, os servos trabalhavam alguns dias da semana exclusivamente para o senhor feudal.
2º- O manso servil; Manso servil, eram as terras onde habitavam os camponeses e suas famílias. Praticavam a agricultura para sua subsistência e eram obrigados a entregar grande parte da colheita para o senhor feudal, proprietário da terra.
3º- As terras comunais. As terras comunais, fazia parte das terras do manso senhorial, eram formadas por pastos e florestas ou bosques. A posse da terra era coletiva: tanto servos quanto nobres podiam retirar lenha e coletar frutos, porém a caça era atividade exclusiva da nobreza,
Assim eram as relações de servos e nobres, onde os servos deveriam cumprir, em troca de moradia nas terras dos senhores feudais, várias obrigações e jurar fidelidade aos nobres.
Explicação:
Resposta deste site: Alunos online