Me ajudem please.Assinale a alternativa incorreta:
a) Para o filósofo grego Aristóteles, o Universo era infinito e mutável. Criou o modelo heliocêntrico do Sistema Solar com o Sol no centro e os planetas girando ao seu redor.
b) Com o domínio do fogo, o ser humano conseguiu iluminação depois do pôr do Sol, produziu calor em tempos frios, pôde cozinhar os alimentos e fundir metais.
c) De acordo com Aristóteles, os astros estavam presos às cascas esféricas e eram carregados por seu movimento, similarmente a uma criança que gira em um carrossel.
d) O calendário gregoriano ou cristão foi adotado primeiramente nos países católicos, como Portugal, e os do Império Português como Espanha, França, Brasil.
e) As semanas e os meses atuais surgiram com o calendário lunar da Antiga Babilônia e tem esse período devido as quatro fases da Lua com duração de 29,5 dias.
Eu tô a uma hora quebrando a cabeça em dúvida de 2 alternativas alguém sabe?
Respostas
Resposta:
Geocentrismo e Heliocentrismo
Um dos temas que proporcionou muitos debates ao longo da história foi a dinâmica do Sistema Solar. O interesse em compreender os movimentos dos corpos celestes gerou muitas observações, pesquisas e teorias religiosas e científicas sobre esse fenômeno.
Por volta de 350 a.C., na Grécia antiga, Aristóteles desenvolveu uma teoria que defendia a ideia de que a Terra era o centro do universo e nove esferas ficavam girando em torno dela. Posteriormente, no século II d.C., o matemático e astrônomo Claudio Ptolomeu reforçou esse pensamento e elaborou a teoria Geocêntrica, também chamada de sistema ptolomaico.
Sistematização do modelo Geocêntrico
Segundo essa teoria, a Terra está no centro do Sistema Solar, e os demais astros orbitam ao redor dela ao longo de um círculo (epiciclo). Conforme o geocentrismo, cada astro se movimenta com velocidade distinta, cuja ordem de proximidade da Terra é a seguinte: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno. Esse modelo de Sistema Solar foi defendido pela Igreja Católica durante mais de 1.400 anos, visto que apresentava aspectos de passagens bíblicas.
A teoria heliocêntrica já vinha sendo desenvolvida durante o século III a.C., através de observações do astrônomo grego Aristarco de Samos. No entanto, somente no século XVI d.C. foi que Nicolau Copérnico sistematizou uma teoria que contrapunha o modelo geocêntrico, sendo denominado heliocentrismo.